WhatsApp Business: nova comunicação para empresas

Whatsapp Business - Loft44

WhatsApp Business: nova comunicação para empresas

A maior novidade em redes sociais para empresas é o WhatsApp Business (Whatsapp para negócios), nova ferramenta complementar para o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado do mundo. De acordo com estimativas da Facebook Inc,  são mais de um bilhão de usuários, uma média de uma em cada sete pessoas possui conta no WhatsApp.

Na última quinta-feira, foi liberado no Brasil o download da nova ferramenta programada para facilitar o contato entre microempreendedores individuais, empresas pequenas ou médias com seus clientes. Em teste desde o ano passado, é um aplicativo fácil e com muitas vantagens.

WhatsApp Business possibilita utilizar o WhatsApp como um chatbot

A maior novidade é a função de mensagens automáticas, que possibilita utilizar o WhatsApp como um chatbot. Os chatbots, espécies de robôs capazes de responder automaticamente aos clientes, são uma grande tendência das redes sociais neste ano.

No WhatsApp Business, você poderá programar respostas automáticas para perguntas frequentes. Por exemplo, saudações durante um primeiro contato ou um aviso de que o estabelecimento está fora do horário de atendimento.

Outra função será a criação e armazenamento de respostas rápidas para ganhar agilidade na conversa com seus clientes. Como o programa possui extensão para o computador semelhante ao WhatsApp Web, suas conversas ficarão ainda mais dinâmicas.

WhatsApp Business disponibiliza estatísticas de uso

Serão disponibilizadas estatísticas a respeito do número de mensagens entregues, lidas e respondidas. Com os dados, será possível melhorar sua estratégia de marketing. Você pode buscar dicas sobre o uso das informações numa consultoria de marketing digital.

O perfil comercial no WhatsApp Business exibe nome da sua empresa, horário de funcionamento, site, descrição, endereço e e-mail. Semelhante a uma página do Facebook, não deve causar estranhamento entre os usuários. Seu objetivo é gerar maior segurança entre os clientes pela certeza de dialogarem com uma empresa, e não com uma fraude.

Para implementar a novidade em seu negócio é necessário baixar o aplicativo. O cadastro requer com um número de telefone celular válido que não esteja vinculado a nenhuma outra conta. Caso sua empresa já possua uma conta no WhatsApp, será necessário um novo número para o WhatsApp Business.

O cliente não precisa baixar o aplicativo novo para falar com uma empresa. Basta salvar o número de telefone da empresa no celular, e ele será adicionado automaticamente como contato no WhatsApp – como já ocorre com contatos comuns no app tradicional.

Para que a empresa inicie uma conversa com o cliente, ela também precisará de um número de telefone, ou que o cliente tenha entrado em contato anteriormente.

O WhatsApp Business por ora funciona apenas em celulares com sistema Android. Em breve, ele poderá ser utilizado no computador de forma semelhante ao WhatsApp Web. É uma ferramenta gratuita, embora a empresa admita que pode futuramente cobrar por funções adicionais.

Aproveite que a novidade e seja um dos primeiros a utilizá-la. Inclua a adoção do WhatsApp Business no seu planejamento de marketing deste ano.

Planilha de planejamento de conteúdo

Baixe a mesma planilha usada pela equipe de conteúdo da Loft44.
Clique para baixar
Comentários:
  • Vou implementar o WA business no meu negócio de cestas de café da manhã. Mt. interessante…

    13 de Abril de 2018 Em 22:14

Deixe um comentário