Série: 9 marcas com marketing brilhante no Facebook

Andaram surgindo alguns questionamentos sobre o Facebook ultimamente. Será que ele está perdendo força para outras redes sociais? Ele ainda é uma boa opção de investimento para negócios? Bom, com mais de um bilhão (sim, isso mesmo, BILHÃO) de usuários ativos, podemos afirmar que ele está vivo e bem. Existem muitas outras redes sociais, mas, vamos combinar, o Facebook foi um divisor de águas. Embora não possamos prever o futuro do Facebook, ele hoje é uma importante ferramenta de marketing no mundo virtual.

O Facebook envolve seus usuários, fornecendo informações em tempo real. Apesar de não ser tão rápido quanto o Twitter no fornecimento de notícias, quando fornece, o faz de maneira mais detalhada e proporciona uma plataforma de discussão. O Facebook não limita você no número de caractéres ou lhe dá apenas a opção de postar imagens. Isso mantem ele como a rede social mais utilizada no mundo.

No entanto, entre milhões de marcas no Facebook, como você pode fazer a sua se destacar? Este é o primeiro de uma série de 9 posts que mostrará as estratégias de grandes empresas que levaram o marketing ao nível máximo dentro do Facebook. E sabe o que é o melhor? Qualquer um pode adotar estas estratégias. Não é necessário ser a Nike ou a Microsoft para sua fanpage ter sucesso.

Case 01: Nike
Número de fãs: 22,8 milhões
A Nike é uma das gigantes do mercado esportivo mundial, com um orçamento milionário para públicidade. No entanto, quando se trata da sua página no Facebook, a multinacional não excede na ênfase para comprar seus produtos. Embora seja uma empresa de nome consolidado, ainda assim existe a concorrência com empresas como Adidas e Puma, e poderíamos esperar que houvesse uma disputa de promoções de seus produtos, mas não é isso que acontece. A questão aqui é manter o nome da marca forte e presente. A Nike tem um dos slogans mais famosos do mundo, que pode ser visto em toda a parte: fotos de capa, fotos compartilhadas, hashtags…
A página da Nike é um espaço equilibrado entre lançamentos, a tecnologia por trás de seus produtos, motivação e matérias sobre atitudes de engajamento da empresa. Aliás, um desses fatores é um diferencial em relação aos seus concorrentes. A marca enfatiza a pesquisa e tecnologia por trás de seus produtos, de modo que estes são vistos como resultado de extenso estudo científico e de engenharia, passando a ideia de que são produtos de alta qualidade e performance.

marketing facebook - nike

Outra estratégia adotada foi a criação de páginas adicionais para seus diferentes nichos de produtos, o que deixa seus consumidores melhores orientados. De basquete a golfe, ou então produtos femininos, a Nike terá uma página que atenda a sua demanda. A sua capacidade de manter uma conta “guarda-chuva” em cima de muitas outras e continuar com uma imagem coerente é realmente notável. Eles conhecem seu público e conseguem fazer este público se identificar com a marca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.