Quem tem uma página sempre se pergunta qual é a melhor forma de se fazer marketing no Facebook. O que as pessoas vão gostar mais de ver nos posts? Que assunto chama mais atenção para ganhar mais visibilidade e divulgar a marca sem ser uma simples propaganda, que não atrai muito? Nossa dica de hoje é pensar nos 3 P’s: Pessoal, Propósito e Promoção. Existem diversas estratégias de marketing no Facebook, mas essa em especial é simples e ajuda a orientar o que é interessante postar.
Primeiro P do marketing no Facebook: Pessoal
Esse é provavelmente o mais importante e o mais difícil de se utilizar. Usar uma linguagem pessoal faz com que você se aproxime de quem está lendo seu conteúdo. Vale a pena mostrar quem faz parte da sua empresa. Aqui entra todo mundo: presidente, funcionário, cliente e também o pessoal da limpeza. Algumas ideias para os posts com esse P são:
- Fotos dos funcionários se divertindo com os trabalhos;
- Apresentação de novos funcionários;
- Histórias de um funcionário (a origem dele, como ele acabou trabalhando com aquilo, naquela empresa…);
- Fotos e frases de clientes e parceiros;
- Comemorações na empresa ou em outros lugares (de aniversários e datas comemorativas);


Segundo P do marketing no Facebook: Propósito
Acrescente um propósito nos seus posts fornecendo um valor a quem o vê. Com o tempo, você vai notar quais são os tipos de posts que mais chamam atenção do seu público.
É importante que o seu propósito tenha alguma relação com o seu negócio, mas ele pode ser de qualquer tipo (informativo, bem-humorado ou mesmo promocional):
A Loft44 já fez uma lista com 10 ideias para criar posts no Facebook: um post com o propósito de ajudar quem busca esse assunto (P de propósito) e que também está relacionado ao negócio da nossa empresa, o marketing digital.
Terceiro P do marketing no Facebook: Promoção
Depois de ver os benefícios do Pessoal e do Propósito, chegamos às Promoções. As pessoas no Facebook não querem ser bombardeadas com anúncios e propagandas. Nessa rede social cada um pode controlar o que vê. Se uma página só tem propagandas e não oferece nada de conteúdo, de interessante, ela tem grandes chances de perder cada vez mais seguidores e não conseguir aumentar o alcance da sua marca.
Não basta escrever “compre agora” ou outras expressões desse tipo sem adicionar sua personalidade (P de Pessoal) ou oferecer algo também (P de Propósito). Não é fácil e nem funciona da mesma forma para todos os tipos de negócios. Veja dois exemplos interessantes de se fazer uma promoção:


Com o tempo é possível descobrir o que mais atrai cada público específico. É um jogo. Brinque com os 3 P’s. Se você jogar bem, ganha (mais seguidores e vende mais produtos). Caso contrário, você perde e tem que começar o jogo de novo. Se você quer saber mais sobre marketing digital ou precisa da nossa ajuda, não perca tempo e entre em contato com a gente. Temos uma equipe especializada para te ajudar.