Neuromarketing: o que é e para que serve?

Neuromarketing: o que é e para que serve? - ecommerce por Loft44 - Flow Commerce

Normalmente achamos que nossas compras são feitas conscientemente e que escolhemos o que queremos comprar, certo? Bom, não é bem assim que funciona. Sabia que 95% das escolhas que fazemos enquanto compramos são baseadas em emoções e no subconsciente?
Você já ouviu falar em neuromarketing? Neuromarketing é um método de fazer as pessoas comprarem produtos ao trabalhar com as suas emoções. Não é atoa que as mulheres compram tantas coisas que não precisam, e sim porque acham bonito ou porque acham fofo demais!
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Já houveram inúmeros testes e pesquisas sobre o neuromarketing. Os pesquisadores conseguem ver através de um scan MRI, um tipo de scan especificamente para o cérebro, que certos pontos do cérebro são ativados quando certas imagens são apresentadas. Em outras palavras esse scan consegue detectar quais são as emoções recebidas ao ver diferentes imagens, cores e vídeos que engatilham as emoções para a tomada de decisão da compra.

Todas as empresas desejam influenciar seus consumidores e fazer com que se sentam com vontade de comprar seus produtos por uma razão particular (pela segurança, carinho, alegria…). As empresas buscam atrair o consumidor pelas emoções! E por isso é conveniente saber como o cérebro funciona. O cérebro tem três partes principais, cada uma responsável por uma coisa:
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1. Neurocortex:

É responsável pela lógica, aprendizado, idioma, consciência e nossa personalidade. As escolhas feitas conscientemente são feitas por esta parte do cérebro.

2. Sistema Límbico:

É responsável pelas nossas emoções, humor, memória e personalidade.

3. Cérebro Reptiliano:

Essa parte do cérebro é responsável por controlar as nossas necessidades como fome, sede, respiração, briga. Também é a parte que determina se você quer comprar alguma coisa ou não. É esta parte que você precisa responder! O cérebro reptiliano recebe impulsos na cabeça que desencadeia as emoções. O truque é ligar as emoções com o produto que você oferece.

Função das emoções durante a compra

O sentimento faz com que as pessoas comprem algo. Use isso a favor da sua empresa: o inconsciente, as emoções. Há duas emoções principais que levam as pessoas a decidirem se compram um produto ou não: o PRAZER e a DOR. Claro que os clientes estão bem mais focados em evitar a dor.
Esta é a razão de que as ofertas temporárias funcionam tão bem. Se um consumidor tem que comprar um produto amanhã por R$100, mas consegue um desconto hoje de R$50, ele provavelmente irá efetuar a compra hoje.
Se o consumidor não precisa do produto de imediato e este produto tem o mesmo preço amanhã, ele vai continuar a pesquisar pelo produto até conseguir uma oferta melhor. Por isso as ofertas temporárias são excelentes! Deixe clara a urgência da oferta para seu consumidor: que é uma oferta por tempo limitado, que se não efetuar a compra neste momento, talvez não consiga uma oferta melhor futuramente.
Preços altos causam dor e repulsa aos consumidores. R$ 10.200 é igual a 12 x R$ 850, certo? Mas se você oferece um plano anual de R$10.200, isso é um valor alto e bem menos atrativo que se você oferecer o pagamento em 12 x R$850,00. O valor mensal não parece ser um valor tão alto. Brinque com os números.

Técnicas de neuromarketing

Discretamente utilize a URGÊNCIA como um gatilho para compra! Por exemplo: adicione um timer com o tempo limitado para que a pessoa consiga desconto ou divulgue a quantidade de produtos no estoque (de preferência quantidades baixas).
Gere confiança! Por exemplo: “20 pessoas já compraram este produto”, ou “8 pessoas estão visualizando este produto”. Para anúncios esta tática funciona muito bem. As pessoas confiam umas nas outras, se alguém já comprou este produto as pessoas deduzem que é porque é confiável.
Cupom de desconto! Por exemplo: ofereça um cupom de desconto por um determinado período. Tente fazer com que o consumidor compre um produto em determinado tempo, até a data de validade do cupom.
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Para você usar essas táticas de neuromarketing primeiramente você precisa descobrir qual tipo de emoções atraem mais seu leads. Analise e faça testes para descobrir o que dá mais resultado para o seu público-alvo. Quer atrair mais clientes para o seu negócio? Fizemos um post sobre Google Meu Negócio que fala sobre isso. E se precisar de ajuda, entre em contato com a gente. Nós da Loft44 temos uma equipe especializada e pronta para te ajudar. Esperamos seu contato.

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