O que é Inbound Marketing?

O que é Inbound Marketing? - ecommerce por Loft44 - Flow Commerce

Há alguns anos era normal ouvirmos a expressão “Vou entrar na internet”.  O mundo mudou tanto nos últimos anos que essa expressão não faz mais sentido. A era digital se consolidou tão fortemente em nossa realidade que nós não entramos mais na internet, nós estamos na internet.
Nosso dinheiro é digital, nossa comunicação também. No mundo em que vivemos, direta ou indiretamente, tudo está ligado à internet. O processo de vendas de sua empresa não foge a essa regra. Todas as organizações precisam estar atentas e presente nos novos meios de comunicação.
De acordo com Kotler, uma empresa se diferencia ao prestar serviços ou produtos de alta qualidade. Para isso, além de atender, é preciso exceder as expectativas do consumidor. Kotler afirma sabiamente que o “marketing é a ciência e a arte de conquistar e manter clientes e desenvolver relacionamentos lucrativos com eles”.
Com a era digital, o marketing passa a oferecer maior alcance, maior agilidade, baixo custo e grande interatividade.
Marketing digital é o conjunto de ações planejadas na internet que buscam ampliar os negócios e gerar lucros para uma empresa.
Dentro do marketing digital existem diversas ferramentas, plataformas e estratégias que podem ser adequadas para sua empresa. Não existe melhor ferramenta, melhor solução ou melhor técnica para ser implantada, o que existe é a campanha mais adequada para seu negócio e suas necessidades no momento.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é a técnica do “novo marketing”: o marketing de atração. São as táticas que se focam em atrair os possíveis clientes com conteúdos de valor.
Basicamente o Inbound Marketing tem seu processo de análise estruturado o formato de um funil, onde a jornada de compra dos visitantes do site é mapeada do começo ao fim. No começo é analisado quantos visitantes entram em seu site, e no final quantos desses visitantes realmente concluíram uma compra.
Todo esse processo é mapeado, metrificado e subdividido. O percurso dos visitantes são pelo funil de vendas é alimentado através do oferecimento de materiais de interesse dos visitantes, que no Inbound Marketing são chamados de leads.

Funil de Vendas (Etapas do Inbound Marketing)

É o modelo estratégico para acompanhar o visitante do site desde o momento em que conhece a marca até a concretização da venda. É a condução de uma pessoa pela jornada de compra.
O funil é dividido basicamente em cinco estágios:
A estratégia de Inbound Marketing pode ser dividida em 7 etapas (5 do funil de vendas mais 2):

  1. Atrair novo público;
  2. Converter os visitantes em leads;
  3. Transformar leads em oportunidades (aproximar/relacionar);
  4. Transformar oportunidades em clientes (vender);
  5. Analisar a jornada de compra;
  6. Fidelizar clientes;
  7. Tornar seus clientes divulgadores do seu produto.

Pessoas do Inbound Marketing

Visitantes: pessoas que já chegaram ao seu site ou perfis sociais mas ainda não fizeram nenhuma interação.
Leads: São visitantes que interagiram assinando uma newsletter ou baixando algum conteúdo rico. A partir desse momento eles já são os possíveis clientes porque para baixar os materiais o lead precisa deixar informações, como nome e email.
Oportunidades: São os leads que estão prontos para comprar. Já foram educados e direcionados para o fim do funil de compra.
Clientes: pessoas que após passar por todo o funil de compras, adquiriu o produto.
Personas: é a figura que representa o típico cliente da sua empresa, com as devidas características, problemas e desejos.
O Inbound Marketing é uma nova forma de marketing, com vantagens maravilhosas:

  • Marketing de conteúdo gera 3 vezes mais leads que o tradicional marketing (outbound) e custa 62% menos. (Fonte: Demand Metric)
  • 59% dos profissionais de marketing para empresas b2b afirmam que o canal mais efetivo para gerar lucro é o email. (Fonte: B2B Magazine)
  • 79% dos Leads de marketing nunca chegam a fechar vendas. A falta de nutrição é a causa mais comum para essa performance baixa. (Fonte: MarketingSherpa)

Em um mundo cada dia mais competitivo, é preciso conquistar de forma eficiente seus clientes. Para garantir sua expertise no seu mercado de atuação, nada melhor que divulgar seus conhecimentos através da produção de conteúdo. Isso gera valor e confiança em sua marca por parte de seus potenciais e atuais clientes. 
Agora que você já sabe o que é Inbound Marketing e como funciona, que tal começar a usar em apenas 5 passos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.