Mídias Sociais para o seu negócio: Tumblr, Snapchat e Instagram

Plataformas de mídias sociais como Tumblr, Snapchat e Instagram são diferentes ferramentas que você pode usar para ser a voz do seu negócio, criar interação e atingir seu público-alvo. Descobrir a melhor maneira de colocar seu empreendimento em evidência exige que você conheça muito bem sua marca e entenda o que é necessário para caracterizar seu projeto.
Snapchat não é a única plataforma de mídia social a puxar o tapete das grandes empresas do setor. Tumblr e Instagram também andam se destacando como opções que geram retorno para investimentos em marketing digital. Segundo especialistas, ainda é cedo para dizer quais serão as plataformas que irão dominar futuramente, mas já é possível ver uma tendência de troca das plataformas com “fome de dados” para outras onde exista mais privacidade.
Em abril de 2014, a WWF deu ao mundo uma inspiradora lição de preservação da vida selvagem utilizando o Snapchat para sua campanha #LastSelfie (última selfie). O aplicativo, que permite aos usuários visualizar imagens e vídeos compartilhados por alguns segundos antes de serem excluídos automaticamente, imitou a real ameaça de extinção que muitas espécies enfrentam. A campanha chamou atenção não apenas pela criatividade, mas também foi uma excelente maneira de demonstrar que não apenas redes como Facebook e Twitter são bons canais de publicidade.
Vamos analisar o que cada uma destas três plataformas de mídias sociais podem agregar a sua marca:

Tumblr

Apenas recentemente a empresa contratou seu primeiro diretor de marketing (Stephanie Dolgins), o que não é nenhuma coincidência. O Tumblr se tornou conhecido, entre outras coisas, por seus GIFs bem humorados, mas as possibilidades são infinitas. Com suas postagens sem limites de caracteres e o lugar de destaque para o conteúdo visual, Tumblr é a plataforma escolhida por marcas como Kraft e Sephora para mostrar a cultura em torno de seus produtos. Receitas e tutoriais são algumas das estratégias adotadas por empresas dentro da plataforma.

Snapchat

Uma imagem ou vídeo irão se apagar em segundos aqui, o que torna cada instante valioso. As empresas, no entanto, não devem ver isso como uma limitação, muito pelo contrário, devem ver como uma vantagem. O breve vislumbre de um novo produto, um vídeo com muito suspense e que gere expectativa e um convite mais íntimo a seus clientes são formas inteligentes de utilizar o Snapchat. Lembre-se que o remetente é quem decide por quanto tempo uma imagem ou vídeo serão vistos, de forma que existem maneiras de controlar alguns efeitos.

Instagram

Intimidade é uma palavra que define bem esta plataforma. Se, por exemplo, você der uma olhada no Instagram da Taylor Swift, você verá como ele projeta bem esta ideia. Ela pode postar sobre seu dia, seu cappuccino ou como ela está decorando sua casa, mas é uma versão cuidadosamente escolhida e esteticamente bonita de todas estas coisas. Bom, é isso que todos tomam o cuidado de fazer em suas redes sociais. Você pode mostrar imagens estilizadas de seu produto, fotos de pessoas envolvidas com sua marca ou outras imagens que ajudem seus potenciais clientes a sentirem-se íntimos de sua marca.

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