Mídias sociais, o que são?

As mídias sociais hoje em dia estão sendo um dos temas mais abordados dentro do marketing digital. Mas você sabe o que são as mídias sociais? É uma daquelas coisas que todos ouvem falar, mas ninguém sabe exatamente explicar, salvo profissionais da área, claro.
“Ah, as mídias sociais são o Facebook, Twitter, Instagram, certo?”
Não exatamente.
Essas plataformas como o Facebook, Twitter, Instagram e outros, possibilitam as mídias sociais.
As mídias sociais são uma ferramenta de marketing, são a produção de conteúdos de forma descentralizada, onde não há o controle editorial de grandes grupos. É a chamada produção de muitos para uma multidão. É a forma mais transparente, envolvente e interativa de relacionamento com o público.
As mídias sociais operam dentro das redes sociais, que são espaços virtuais onde as pessoas compartilham seus interesses, gostos e objetivos. Assim, os conteúdos antes mencionados se espalham muitas vezes de forma viral entre as redes de amigos.
Com as diversas redes sociais, os consumidores estão em contato constante com as marcas. Este fato é resultado da revolução tecnológica que com Tablets e Smartphones, coloca o mundo nas mãos do consumidor, e tem como consequência uma revolução ao nível de marketing e da forma como as empresas comunicam com os consumidores.
Devido a este fenômeno, as marcas nas mais diversas áreas de negócio, estão percebendo que as técnicas de marketing tradicionais estão se tornando cada vez menos eficazes e dispendiosas, uma vez que a segmentação no marketing “tradicional” é muito menos eficaz e a medição do impacto não é imediata. O contrário acontece com o marketing digital e principalmente, com o marketing nas redes sociais.
Segundo Adam Kleinberg, considerado especialista no assunto, as mídias sociais são na verdade 5 coisas distintas:
1. É uma ferramenta estratégica para descobrir insights de negócios.
2. É a gestão dos influenciadores que estão dirigindo a conversa em torno de sua marca.
3. É o marketing que oferece valor e transforma clientes em seguidores evangelistas.
4. É um componente crítico dos cuidados com o consumidor.
5. É transformar a sua empresa para que ela possa atender a transparência e a humanização que clientes agora esperam das marcas.
É tudo muito confuso? Tem dúvidas sobre como utilizar as mídias sociais para atrair clientes para a sua empresa? Nós podemos ajudar, entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.