Relacionamento

Os meios digitais transformaram a forma como compramos. Se antes tínhamos poucas opções e estávamos limitados à nossa localização geográfica, hoje somos capazes de comprar praticamente qualquer coisa em qualquer lugar do mundo. E se essa transformação nos afeta como consumidores, não é de se estranhar que ela também tenha alterado completamente a forma como as empresas precisam se posicionar no mercado e uma das variáveis que mais se modificou foi o relacionamento com os clientes.

Muito mais do que consolidar sua marca, as estratégias de marketing digital precisam levar em consideração que o nome da sua empresa deve chegar às pessoas certas na hora certa. O relacionamento com os clientes não deve se restringir à relação de troca de um serviço ou produto por um valor estipulado, mas deve ser uma relação de parceria que gere confiança e que permita que seu cliente veja seu produto ou serviço como a melhor solução para ele e não como um simples escambo.

E como em todo relacionamento, a palavra chave fundamental é dedicação. Mesmo pessoas muito bonitas e muito atraentes vão deixando de ser interessantes caso não correspondam à atenção recebida e isso não é diferente com sua empresa. Mesmo que você tenha uma empresa bacana com um produto ou serviço de qualidade, outras empresas também têm. Por isso, o seu diferencial deve ser na forma como você se relaciona com seus clientes, pois é o tratamento que eles recebem que irá garantir sua fidelização e consequentemente, é o que irá consolidar sua marca e gerar receita.

Branding

Um dos serviços que prestamos e que é fundamental para qualquer negócio é a gestão de marca, ação conhecida como branding. Através de boas estratégias aplicadas ao serviço de branding podemos construir a percepção do consumidor em relação aos seus serviços e produtos. Quando bem feito, o branding permite que se crie toda uma estrutura que converse por você e por sua empresa, agindo em várias frentes para criar uma identidade de marca alinhada com os ideais do seu negócio. Quanto mais bem feito o branding, maior a chance de que seus clientes interpretem a sua marca da forma como você quer que eles interpretem.

Gestão de Social Mídia

Outra estratégia de relacionamento com os clientes que a cada dia se torna mais intensa e mais complexa é a presença das empresas nas redes sociais. Você já deve ter visto inúmeros exemplos de grandes empresas que possuem uma forte presença no Facebook, Instagram ou Linkedin, mas o que você talvez não saiba é que por trás dos gifs e comentários engraçados, há toda uma equipe envolvida monitorando resultados e buscando engajamento do seu público.

O gerenciamento das mídias sociais é o mais próximo do relacionamento direto com o consumidor que podemos chegar nos meios digitais e por isso, é preciso saber o que se está fazendo. Qualquer um pode postar algo no Facebook, mas dentre as milhares de informações sendo postadas ali a todo momento, você precisa se destacar e saber chegar a quem realmente interessa: o seu cliente em potencial. E pra isso, muito mais do que qualidade de postagens, você precisa de estratégias que atraiam seu público e que gere engajamento, consolidando a sua marca e fortalecendo todo o trabalho de branding feito.

Inbound Marketing

Outro coisa que você precisa saber na hora de se relacionar com seus clientes é que houveram mudanças no marketing digital. Nada de lista de e-mails, spams e estratégias agressivas. Com o inbound marketing – que em tradução livre é algo como “marketing de atração” – nós construímos toda uma rede de ações que visa trazer o cliente espontaneamente até você.

Segundo um estudo realizado pela Boston Consulting Group (BCG), praticamente todos os internautas usam a internet em alguma etapa do seu processo de compra. No inbound marketing, nosso objetivo é gerar conteúdo de qualidade, aplicando conhecimentos de SEO e utilizando do engajamento nas redes sociais que citamos ali em cima para criar uma imagem sólida e confiável para seus clientes, de forma que eles optem por comprar com você ao invés de seus concorrentes. Você oferece informação e conhecimento em troca de confiança e credibilidade.

É claro que todas essas ações estão completamente relacionadas, não funcionando como estruturas separadas e sim como um conjunto de estratégias não só de relacionamento com o cliente, mas do próprio marketing digital em si. É a ação conjunta desses serviços que garantirá a consolidação de sua marca, gerando conversões em vendas e fidelizando o seu cliente.

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