Conversão

Mesmo sendo um termo recorrente no mundo do marketing digital, a expressão “captação de leads” ainda pode gerar algum tipo de dúvida ou confusão. Então, o primeiro passo a se dar na direção das conversões em vendas é entender o que é um lead e o que é taxa de conversão.

Leads são pessoas que demonstraram interesse pelo seu serviço ou produto e que deixaram um contato que permita que você abra um canal de comunicação com ele. Quando, por exemplo, um visitante acessa seu website ou um usuário interage nas suas redes sociais, eles serão convertidos em leads a partir do momento em que espontaneamente, forneçam uma identificação e um contato, como e-mail ou telefone, dando um passo a mais no seu funil de vendas.

Taxa de Conversão

A taxa de conversão de leads é uma métrica importantíssima para avaliar as estratégias de marketing aplicadas em um projeto, pois através dela será possível mensurar a porcentagem das conversões obtidas através das campanhas de marketing digital ativas, permitindo que se avalie a eficiência dessas campanhas e que se descubra quais formas de captação são mais eficientes com o seu público-alvo.

Mas como captar esses leads? Como gerar interesse e engajamento a ponto de tirar seu público-alvo da inércia e convencê-lo a fornecer informações sobre eles? Como converter seus leads em vendas?

Essas não são, obviamente, perguntas de resposta simples. As estratégias de captação de leads são variadas e agem em conjunto com diversas outras ferramentas do marketing digital, mas o segredo fundamental é: oferecer algo realmente importante para seu cliente em potencial em troca de informações que permitam que você se aproxime mais dele.

Além do mais, simplesmente captar um lead não é o bastante. É preciso fazer a relação de vocês avançar! E assim como nos romances temos o flerte, o namoro, o noivado e o casamento, no marketing de relacionamento nós temos o lead, o lead qualificado, a oportunidade e a venda e a cada vez que nossa relação com um lead evolui para um próximo estágio, damos a isso o nome de conversão.

Fluxos de Relacionamento

Um dos recursos utilizados na conversão de leads no funil de vendas é a criação de fluxos de relacionamento, também chamados de fluxo de nutrição. Fluxos de relacionamento são um sequência de e-mails enviados para um segmento do seu público cujo objetivo é mobilizar os destinatários a executar alguma ação que os aproxime mais da compra. Como os próprios nomes dizem, esses e-mails são uma forma de construir um relacionamento com seu cliente e nutri-lo com informações importantes para ele de forma que gere interesse pelo seu produto ou serviço e aumente a conexão com sua marca.

Estratégias de Inbound Marketing

Os fluxos de relacionamento são fundamentais para o desenvolvimento das estratégias de inbound marketing e seu valor reside no conhecimento da psicologia por trás da jornada de compra do consumidor. Esse diálogo próximo e recorrente é uma forma de aproximação e ao mesmo tempo, de condução. Você leva até a caixa de entrada do seu cliente em potencial informações importantes para a tomada de decisão com relação à compra, passando a ser reconhecido como uma referência sobre aquele assunto. Assim, mesmo que o seu destinatário não esteja pronto ainda para fazer a compra, você já terá uma relação sólida com ele quando isso acontecer.

Existem também estratégias mais diretas e mais conhecidas de captar novos leads ou de qualificar leads existentes, como as landing pages – “páginas de destino” em tradução livre – que são páginas planejadas para converter o tráfego de novos visitantes em leads, ou qualificar leads já existentes em sua base de dados. Sua principal função é convencer o visitante a fornecer informações pessoais ou profissionais, como nome, e-mail, empresa e cargo em troca de uma oferta, como um ebook, por exemplo.

Landing Pages

As landing pages são fundamentais para o desenvolvimento de uma boa estratégia de captação e qualificação de leads, pois elas foram criadas exatamente para esse destino, sendo a forma mais objetiva de se obter informações importantes do seu público que serão fundamentais para que sua equipe de vendas.

Algo importante de ressaltar é que também é possível captar leads através das redes sociais utilizando apresentações, hangouts, promoções e sorteios. Com o gerenciamento de uma campanha bem focado, é possível acompanhar constantemente o alcance, a porcentagem de engajamento e, principalmente, converter leads ao pedir algumas informações em troca de um oferta especial ou como requisito para se participar de um evento ou sorteio. Além disso, campanhas de promoção e sorteios atraem novas pessoas que fazem parte do seu público alvo, além de permitir uma maior consolidação de sua marca.

Muitas vezes, a captação de leads ocorre de forma orgânica, como quando o cliente procura a sua agência por iniciativa própria, sem ter passado por nenhuma dessas estratégias. Mas é claro que ele não vai chegar até você sem um website divulgando seu produto ou serviço, se você não está bem rankeado nas pesquisas Google ou se você não está presente nas redes sociais com que seu público interage.

Por isso, sempre é importante lembrar que marketing digital é um conjunto de estratégias que atuam juntas e sempre com os mesmos objetivos: gerar vendas, consolidar a sua marca e fazer o seu negócio crescer.

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