Influência das cores no marketing - ecommerce por Loft44 - Flow Commerce

Influência das cores no marketing

Já parou para pensar nos sentimentos que as cores da sua web page transmitem? Sabia que cada cor consegue transmitir diversos sentimentos nas pessoas? Nossas mentes estão inerentemente programadas para responder a cores. Elas formam nossas ideias, pensamentos e emoções. De acordo com estudos, as cores nos afetam e tem a capacidade de modificar os nossos hábitos de compra. Podem induzir muito mais que 80% a motivação quando se trata de compras online, publicidade e campanhas de marketing.
As cores de um produto influenciam mesmo quando você não está com intenção de comprar, 84,7% das pessoas acham que a cor é mais importante que muitos outros fatores na escolha de um produto. Assim, quando se trabalha logo de empresa ou criação de um produto, por exemplo, as cores têm uma influência muito grande. Essa é a forma mais não verbal que os designers usam. É importante para os designers usarem as cores apropriadamente e entender o sentido por trás de cada uma.
As cores conseguem nos causar diferentes efeitos, biológico, emocional, cultural e psicológico. No emocional as cores podem influenciar o nosso humor: você pode se sentir muito feliz em um quarto com paredes de cor amarela e se sentir triste, pra baixo, em um quarto com paredes acinzentadas. No cultural as cores exercem a maior influência em nossa sociedade, quando você pensa em um país, já liga-o as cores de sua bandeira, Brasil é verde, amarelo e azul! Outro exemplo é o preto ser uma forma de demonstrar que estamos de luto. No psicológico as cores podem nos trazer o efeito de memorização, organização e reconhecimento – um clássico exemplo é a Coca-Cola, só ouvir falar o nome da marca você já consegue ligá-la a cor vermelha.

loft44 influência das cores
Guia Emocional das Cores. Fonte: Acervo Publicitário

Enquanto algumas percepções de cores são subjetivas, outras tem um sentido universal. Segundo pesquisadores, cores em seus tons suaves relaxam seu corpo. Pense em um azul suave = relaxar na beira do mar. Ou um tom verde suave = estar em meio a natureza, o som dos pássaros a cantar. Agora vamos aos tons fortes, agressivos, sabia que eles aumentam seu ritmo cardíaco e respiração? Conseguem até estimular fome. Agora você entende porque quando estamos no McDonald’s sentimos vontade de comer até o cartaz da parede?!
Preparamos este gráfico com as definições de cores e sentimentos de acordo com pesquisas:

Loft44-Azul-cores-no-marketingLoft44-verde-cores-no-marketingloft44-amarelo-cores-no-marketingLOFT44-preto-cores-no-marketingloft44-cores-no-marketing vermelholoft44-violeta-cores-no-marketing

A cor pode ser o seu maior elemento de design. Usar as cores de maneira bem direcionada significa poupar tempo e esforço. Quer entender um pouco mais sobre a criação de logos? Olhe esse outro post sobre a escolha das cores e como ela também tem a ver com o segmento da sua empresa. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente, teremos o maior prazer em te ajudar.

4 comentários em “Influência das cores no marketing”

  1. Rodrigo Prudente de Moraes

    Olá boa tarde, como vai?
    Sou o Rodrigo Moraes, iniciante nos estudos de marketing, neuro marketing, persuasão e arquétipos, queria indicações de vocês que elaboram as artes e conteúdo sobre simbologia e arquétipos, se puderem indicar alguns livros, agradeço desde já.
    att
    Rodrigo Moraes

  2. Rodrigo Prudente de Moraes

    Olá boa tarde, como vai?
    Sou o Rodrigo Moraes, iniciante nos estudos de marketing, neuro marketing, persuasão e arquétipos, queria indicações de vocês que elaboram as artes e conteúdo sobre simbologia e arquétipos, se puderem indicar alguns livros, agradeço desde já.
    att
    Rodrigo Moraes

  3. Pingback: A Influência das cores no marketing – Amadarella

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *