7 habilidades de um especialista em redes sociais

7 Habilidades De Um Especialista Em Redes Sociais - ecommerce por Loft44 - Flow Commerce

Um especialista em redes sociais nos dias de hoje sabe que seu olhar deve ser extremamente preciso, já que, as redes sociais estão presentes no dia a dia de todos. Hoje é difícil encontrar alguém que não esteja em pelo menos uma rede social. Uma pesquisa recente do Ibope apontou que 89% dos brasileiros que acessam a internet possuem ao menos uma rede social.
Se antes os idosos fugiam da tecnologia, hoje eles não têm esta opção e estão cada vez mais conectados (esta semana minha avó me adicionou no Facebook). Já as crianças parecem que nasceram sabendo usar tudo, e crescem em uma realidade onde dispositivos eletrônicos praticamente fazem parte do corpo (minha sobrinha de 8 anos também me adicionou no Facebook).
A verdade é que o real e o virtual estão cada vez mais unificados, se fundindo com intuito de diversão e, cada vez mais, para o trabalho.
O corporativismo que não podia ficar fora dessa, enxerga essa realidade como um imenso caldeirão de oportunidades de valor inestimável. O especialista em redes sociais consegue dentro de uma empresa consegue conhecer o consumidor, seus concorrentes, os sentimentos e anseios de quem consome sua marca, a reputação de sua empresa e também divulgar seu produto.
Existem vários tipos de redes sociais e cada uma com um objetivo: compartilhamento de fotos, contatos profissionais, assuntos mais comentados, para conhecer pessoas. Enfim, existem para todos os gostos e objetivos e esse imenso leque de opções exige que o especialista em redes sociai seja versátil e tenha conhecimento em diversas áreas: de criação de conteúdo até linguagem HTML.
O desafio de um especialista em redes sociais é fazer que o esforço dedicado no gerenciamento dessas plataformas gere frutos. Todos os esforços são em prol da criação de um diálogo com os consumidores de sua empresa, de fortalecer sua marca e tornar seus visitantes, clientes.
Mesmo com todas essas variáveis, as redes sociais são o modo mais fácil de se aproximar, ouvir e interagir com seu público. Seu público está concentrado e louco para interagir com sua empresa. Você precisa saber por onde chegar e como se posicionar. Toda empresa se encaixa no perfil de ao menos uma rede social, escolher a mais adequada é o primeiro trabalho de um especialista em redes sociais.

Um especialista em redes sociais é:

Estrategista

Todas as ações tomadas por um especialista em redes sociais tem um objetivo específico. Nada é publicado ou respondido sem um intuito e objetivo final. O especialista em redes sociais faz um planejamento estratégico de conteúdo, sentindo as maiores necessidades da empresa, suas forças e fraquezas, e assim consegue tirar o melhor das redes sociais

loft44 especialista em redes sociais analise

Analista

De nada adianta traçar uma bela estratégia se você não sabe fazer a análise dos resultados, não é mesmo? As redes sociais geralmente não te dão respostas diretas, os resultados são obtidos em cima de dados e ações tomadas por seus consumidores, e essas ações e precisam ser interpretadas da forma correta.
Um especialista em redes sociais sabe ler esses indícios, para ele é claro o que significa cada like deixado na página, ou cada pessoa que deixou de seguir seu perfil.
Após executar um planejamento de conteúdo é fundamental realizar uma análise adequada dos resultados obtidos.

Ele sabe falar com seu público!

É preciso saber escrever, e escrever nas redes sociais é muito mais do que ter uma gramática impecável. Pense que toda a percepção de sua marca estará intimamente ligada às suas redes sociais, desta forma você pode construir a imagem que quiser, apenas tome cuidado para não fazer o contrário disso.
Em sua página você está mostra para seu público quem é a sua empresa, como ela se porta, qual é sua forma de falar com as pessoas e como ela se posiciona no mercado. Além de entender dos assuntos a serem tratados você precisa saber qual a linguagem adequada para cada público de cada rede social.
Cada uma das redes sociais exigem uma forma de escrever  específica. Um mesmo assunto pode ser usado de diversas formas e com diversas linguagens. Um especialista em redes sociais será expert em realizar essa adequação.

Produtor de conteúdo multimídia

A internet é uma plataforma multimídia e cada rede social tem o foco em um ou mais tipo de conteúdo. Este é o principal motivo da necessidade de toda essa versatilidade de um especialista em redes sociais.
Ter conhecimento em edição de imagens e vídeos irá ajudar muito na performance das páginas e no alcance de metas.

Criativo e antenado

Para um especialista em redes sociais conseguir se destacar é preciso saber sobre o que estão falando no momento, quais ações dão mais certo em cada situação e ser criativo para aproveitar um assunto de forma que chame a atenção dos usuários.

loft44 especialista em redes sociais criativoDesigner

A internet é extremamente visual. Um designer sabe como usar os diversos elementos gráficos da melhor forma, chamando a atenção para uma imagem e criando uma identidade harmoniosa. Além de saber como criar a interpretação adequada para cada elemento, eliminando a possibilidade de ambiguidade na leitura dos textos e formas.

Programador

A programação é uma linguagem própria. Ter uma pequena noção de como essa linguagem cheia de códigos funciona é essencial para executar algumas ações na internet. HTML e CSS são alguns desses tipos de códigos/linguagens e irão te ajudar muito na rotina do gerenciamento de suas redes sociais.
Todos esses detalhes são muito importantes na relação entre uma empresa e seus clientes e é muito raro um profissional tão completo.
A saída mais adequada é encontrar uma equipe multiespecializada e assim as forças somadas te fornecerão um suporte completo no gerenciamento de suas redes sociais.
Caso você esteja pensando em começar sozinho, o primeiro passo é descobrir qual a melhor rede social para investir. Também fizemos um post sobre isso. Clique e saiba mais.
Aqui na Loft44 suas dúvidas são sempre bem-vindas. Deixe ela em nossos comentários que iremos produzir um post relacionado a seu questionamento.
Obrigado por nos acompanhar e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.