7 Habilidades De Um Especialista Em Redes Sociais - ecommerce por Loft44 - Flow Commerce

7 habilidades de um especialista em redes sociais

Um especialista em redes sociais nos dias de hoje sabe que seu olhar deve ser extremamente preciso, já que, as redes sociais estão presentes no dia a dia de todos. Hoje é difícil encontrar alguém que não esteja em pelo menos uma rede social. Uma pesquisa recente do Ibope apontou que 89% dos brasileiros que acessam a internet possuem ao menos uma rede social.
Se antes os idosos fugiam da tecnologia, hoje eles não têm esta opção e estão cada vez mais conectados (esta semana minha avó me adicionou no Facebook). Já as crianças parecem que nasceram sabendo usar tudo, e crescem em uma realidade onde dispositivos eletrônicos praticamente fazem parte do corpo (minha sobrinha de 8 anos também me adicionou no Facebook).
A verdade é que o real e o virtual estão cada vez mais unificados, se fundindo com intuito de diversão e, cada vez mais, para o trabalho.
O corporativismo que não podia ficar fora dessa, enxerga essa realidade como um imenso caldeirão de oportunidades de valor inestimável. O especialista em redes sociais consegue dentro de uma empresa consegue conhecer o consumidor, seus concorrentes, os sentimentos e anseios de quem consome sua marca, a reputação de sua empresa e também divulgar seu produto.
Existem vários tipos de redes sociais e cada uma com um objetivo: compartilhamento de fotos, contatos profissionais, assuntos mais comentados, para conhecer pessoas. Enfim, existem para todos os gostos e objetivos e esse imenso leque de opções exige que o especialista em redes sociai seja versátil e tenha conhecimento em diversas áreas: de criação de conteúdo até linguagem HTML.
O desafio de um especialista em redes sociais é fazer que o esforço dedicado no gerenciamento dessas plataformas gere frutos. Todos os esforços são em prol da criação de um diálogo com os consumidores de sua empresa, de fortalecer sua marca e tornar seus visitantes, clientes.
Mesmo com todas essas variáveis, as redes sociais são o modo mais fácil de se aproximar, ouvir e interagir com seu público. Seu público está concentrado e louco para interagir com sua empresa. Você precisa saber por onde chegar e como se posicionar. Toda empresa se encaixa no perfil de ao menos uma rede social, escolher a mais adequada é o primeiro trabalho de um especialista em redes sociais.

Um especialista em redes sociais é:

Estrategista

Todas as ações tomadas por um especialista em redes sociais tem um objetivo específico. Nada é publicado ou respondido sem um intuito e objetivo final. O especialista em redes sociais faz um planejamento estratégico de conteúdo, sentindo as maiores necessidades da empresa, suas forças e fraquezas, e assim consegue tirar o melhor das redes sociais

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Analista

De nada adianta traçar uma bela estratégia se você não sabe fazer a análise dos resultados, não é mesmo? As redes sociais geralmente não te dão respostas diretas, os resultados são obtidos em cima de dados e ações tomadas por seus consumidores, e essas ações e precisam ser interpretadas da forma correta.
Um especialista em redes sociais sabe ler esses indícios, para ele é claro o que significa cada like deixado na página, ou cada pessoa que deixou de seguir seu perfil.
Após executar um planejamento de conteúdo é fundamental realizar uma análise adequada dos resultados obtidos.

Ele sabe falar com seu público!

É preciso saber escrever, e escrever nas redes sociais é muito mais do que ter uma gramática impecável. Pense que toda a percepção de sua marca estará intimamente ligada às suas redes sociais, desta forma você pode construir a imagem que quiser, apenas tome cuidado para não fazer o contrário disso.
Em sua página você está mostra para seu público quem é a sua empresa, como ela se porta, qual é sua forma de falar com as pessoas e como ela se posiciona no mercado. Além de entender dos assuntos a serem tratados você precisa saber qual a linguagem adequada para cada público de cada rede social.
Cada uma das redes sociais exigem uma forma de escrever  específica. Um mesmo assunto pode ser usado de diversas formas e com diversas linguagens. Um especialista em redes sociais será expert em realizar essa adequação.

Produtor de conteúdo multimídia

A internet é uma plataforma multimídia e cada rede social tem o foco em um ou mais tipo de conteúdo. Este é o principal motivo da necessidade de toda essa versatilidade de um especialista em redes sociais.
Ter conhecimento em edição de imagens e vídeos irá ajudar muito na performance das páginas e no alcance de metas.

Criativo e antenado

Para um especialista em redes sociais conseguir se destacar é preciso saber sobre o que estão falando no momento, quais ações dão mais certo em cada situação e ser criativo para aproveitar um assunto de forma que chame a atenção dos usuários.

loft44 especialista em redes sociais criativoDesigner

A internet é extremamente visual. Um designer sabe como usar os diversos elementos gráficos da melhor forma, chamando a atenção para uma imagem e criando uma identidade harmoniosa. Além de saber como criar a interpretação adequada para cada elemento, eliminando a possibilidade de ambiguidade na leitura dos textos e formas.

Programador

A programação é uma linguagem própria. Ter uma pequena noção de como essa linguagem cheia de códigos funciona é essencial para executar algumas ações na internet. HTML e CSS são alguns desses tipos de códigos/linguagens e irão te ajudar muito na rotina do gerenciamento de suas redes sociais.
Todos esses detalhes são muito importantes na relação entre uma empresa e seus clientes e é muito raro um profissional tão completo.
A saída mais adequada é encontrar uma equipe multiespecializada e assim as forças somadas te fornecerão um suporte completo no gerenciamento de suas redes sociais.
Caso você esteja pensando em começar sozinho, o primeiro passo é descobrir qual a melhor rede social para investir. Também fizemos um post sobre isso. Clique e saiba mais.
Aqui na Loft44 suas dúvidas são sempre bem-vindas. Deixe ela em nossos comentários que iremos produzir um post relacionado a seu questionamento.
Obrigado por nos acompanhar e até a próxima.

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