Facebook realiza mudanças no sistema de relevância dos anúncios

Nesta semana o Facebook integrou o sistema de ‘relevância’ para seus anunciantes. Essa foi uma tentativa de reduzir anúncios de má qualidade e é um passo promissor para anunciantes sérios.
No Google AdWords, o sucesso de uma campanha depende de um índice de qualidade, medido em uma escala de 1 a 10, onde o anúncio recebe uma pontuação com base em sua relevância, palavra-chave e a página para onde este anúncio está sendo apontado. Um fator-chave para determinar a classificação de um anúncio no Google, ou seja, onde ele está no ranking de busca, será seu lance máximo x seu índice de qualidade (embora extensões do anúncio sejam agora um fator também).
O Facebook aprendeu a lição com o Google. A escala de relevância da rede social também é medida de 1 a 10. O Facebook faz o calculo com base no feedback positivo ou negativo que se espera receber do público-alvo. Quanto maior for o feedback positivo, maior a pontuação.
A fama do Facebook em relação a anúncios não era nada boa. Usuários frequentemente se deparavam com spams ou anúncios que não lhes interessavam. Ou seja, é uma ótima notícia em termos de reputação para o Facebook esta escala de relevância. Torna a experiência de anunciantes e de seu público muito melhor e válida.
A equipe do Facebook já declarou o seguinte sobre a novidade:
“Este novo sistema pode reduzir o custo para se alcançar pessoas. Simplificando, quanto maior a relevância de um anúncio, menor o seu custo para ser entregue ao público. Isso ocorre porque o nosso sistema de entrega de anúncios é projetado para mostrar o conteúdo certo para as pessoas certas, e uma alta relevância é visto pelo sistema como um sinal positivo.
É claro que a relevância não é o único fator que o nosso sistema de entrega de anúncios considera, o lance importa também. Por exemplo, se dois anúncios são destinadas para a mesma audiência, não há nenhuma garantia de que o anúncio com uma excelente pontuação de relevância e baixa oferta vai bater o anúncio com uma boa pontuação de relevância e alta oferta. Mas, no geral, ter uma alta pontuação em relevância irá ajudar os anunciantes a ver uma entrega mais eficiente através do nosso sistema.”
Na teoria, esta é uma grande notícia aos anunciantes sérios, pois força os anunciantes de spams e outros anúncios de baixa qualidade a investir mais para atingir seu público, e, quem sabe, até mesmo os tirando do mercado.
Se você executar uma série de anúncios no Facebook, dê uma olhada em seu gerenciador de anúncios e confira a relevância gerada por eles. Esta ainda se tornará uma métrica muito importante, mas por hora está sendo testada. Garanta que seus anúncios sejam relevantes agora para colher os resultados mais a frente.

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