7 coisas para se evitar no Facebook

As mídias sociais possibilitaram o compartilhamento de pensamento e ideias com milhares de pessoas em segundos, literalmente. Muitas vezes você nem formulou uma ideia direito e BOOM! Lá está, postado no Facebook  para o mundo todo ver e você nem teve tempo de evitar que isso acontecesse.
Mas antes de você  sair pressionando o botão Evitar no Facebook - Midias Sociais - Compartilhar no Facebook - Facebook - Compartilhamento, por favor leia cuidadosamente nossa lista das 7 coisas para se evitar no Facebook. Isso pode te salvar de alguns constrangimentos ou até mesmo de uma demissão. Essas dicas são válidas para todas as mídias sociais.

7 coisas para se evitar no Facebook e nas mídias sociais

1. Conteúdo ofensivo:

Como começar? Muitos tipos de posts entram nessa categoria. Dialeto racista, imagens gráficas, piadas grosseiras, ataques verbais, dentre outros. Algumas pessoas podem até não achar nada demais você ocasionalmente postar uma piada racista, por exemplo, mas pode ter certeza que seu chefe não divide a mesma opinião. Esse tipo de falta de consciência e respeito pode ocasionar danos a sua marca. Se ficar em dúvida, não poste. Melhor evitar no Facebook ou qualquer outra mídia social esses tipos de posts.

2- Fofocas ou ataques contra pessoas específicas:

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Se alguém te machucou ou prejudicou de alguma forma, você talvez ache que é certo ou normal atacar essa pessoa nas mídias sociais. Entretanto,  se você acha isso certo, temos 2 grandes problemas: Primeiro, quando você confronta alguém publicamente, você provavelmente está arruinando essa amizade. É muito difícil se recuperar desse tipo de ataque. Segundo: esse tipo de vergonha pública diz mais sobre você do que a pessoa que está sendo atacada. Isso acaba passando a mensagem de que você não respeita os outros, podendo danificar a confiança dos seus seguidores.

3. Usar o conteúdo alheio como se fosse seu:

Sempre que você usar o conteúdo alheio sem permissão – imagens, quotes ou ideias originais – você corre sérios riscos. Sempre lembre-se que plagiar o conteúdo alheio é uma infração grave que pode levar a uma ação judicial e pode seriamente danificar sua marca. Mesmo podendo não parecer tão grave, esse tipo de problema não vale a pena.

4. Falar negativamente sobre um empregado, chefe ou colega de trabalho:

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O Facebook e qualquer outra mídia social não são lugares para se queixar de um empregado ou colega de trabalho. Não é também o lugar para dar detalhes  específicos sobre alguns erros que seu empregado cometeu ou sobre como seu chefe é insuportável. Compartilhar esse tipo de conteúdo nas mídias sociais  só mostra o quanto não profissional você ou sua empresa é e em alguns casos pode até levar a uma ação judicial.

5. Conversas particulares (sem permissão):

Você já recebeu algum email ou um WhatsApp que você não conseguiu esperar para compartilhar com seu grupo de amigos? Independente do que for o assunto da mensagem, é sempre melhor perguntar se esse tipo de informação pode ser compartilhado nas mídias sociais. Se você for compartilhar alguma imagem, você definitivamente irá precisar pedir permissão antes.

6. Compartilhar posts ou links sem fundamentos:

Evitar no Facebook - Timeline - Facebook - O que não publicar Antes de compartilhar posts ou artigos que podem ser controversos ou sensacionalistas, certifique-se que eles são verdadeiros. Compartilhar posts que podem ser scams (ou imprecisos) podem passar uma mensagem errada sobre você, dando a impressão que você não checa os fatos ou que simplesmente não se interessa. Por isso sempre cheque qualquer conteúdo antes de compartilhar.

7. O que você posta é “eterno”:

Quando você posta alguma coisa nas mídias sociais, você deve assumir que vai ser permanente. Na era do printscreen, nada tem volta mesmo que tenha sido um grande erro, tenha cuidado. Antes de postar qualquer coisa pessoal se pergunte: “Eu quero isso gravado online pra sempre?” Se você estiver em dúvida não poste ou compartilhe. É sempre melhor evitar no Facebook e nas mídias sociais qualquer post que possa comprometer você ou sua empresa futuramente.

Ainda está com dúvida se deve ou não publicar um post ou acha que precisa de um profissional para tomar conta da sua página no Facebook? Entre em contato com a gente. Nós da Loft44 temos uma equipe especializada em gerenciamento de mídias sociais.

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