Consultoria em marketing digital: como funciona?

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Uma das perguntas mais frequentes que recebemos aqui na Loft44 é como funciona uma consultoria em marketing digital. Recebemos centenas de solicitações por consultorias em marketing digital, o que é maravilhoso, mas muitos ainda não sabem exatamente como funciona essa consultoria e o que eles vão receber. Bem, o objetivo de uma consultoria em marketing digital, em geral, é ajudar a entender a atual presença digital da empresa e o que deve ser feito agora para aumentar o número de visitas para um site, e consequentemente, o número de leads ou vendas gerados. Esse é nosso foco: aumentar as visitas para os sites dos nossos clientes e assim, aumentar os leads ou vendas geradas (veja como conseguimos triplicar o número de visitas para o site de um dos nossos clientes em 6 meses sem pagar links patrocinados). Mas como uma consultoria em marketing digital ajuda a trazer mais leads para seus sites?

Análise da estrutura digital atual

A primeira etapa de uma consultoria em marketing digital é a fase de análise. Através de um diagnóstico da presença online da sua empresa na internet, nosso consultor avaliará desde a estrutura do seu site – como a velocidade de carregamento e se ele é responsivo para tablets e smartphones – até o número de visitas diárias, origem do tráfego, rankeamento no Google e taxa de conversão de vendas. Esta análise se estende às redes sociais da empresa, avaliando o engajamento, o perfil do público e o alcance das publicações, por exemplo. Uma avaliação similar também será feita com relação aos seus principais concorrentes e empresas de referência na sua área – benchmarking – que junto com uma análise geral de mercado, determinará qual a localização do seu projeto dentro do infinito e caótico universo digital.

loft44 - consultoria em marketing digital - smart

Conceito de metas S.M.A.R.T.

Após saber como sua empresa é vista no mundo online, chegou a hora de pensar em como você vê a sua empresa. Afinal, quais são os seus objetivos ao buscar uma consultoria em marketing digital? Para te ajudar, nós usamos aqui o conceito de metas S.M.A.R.T.: Specific (Específico), Measurable (Mensurável), Achievable (Alcançável), Relevant (Relevante) and Timely (Temporal). Ao determinar seus objetivos, você precisa sempre ter em mente que eles têm de se encaixar nesses critérios, de forma que as estratégias aplicadas em marketing digital não só deem retorno, como possam ser medidas, acompanhadas, controladas e otimizadas.

Por exemplo: Seu objetivo é aumentar o número de visitantes do seu site. Essa informação, embora verdadeira, não está completa. Que tipo de visitante você quer atrair? Quem é seu público-alvo?

Também é importante saber quantos visitantes você tem atualmente e qual o número de visitantes que você quer alcançar, além de escolher quais as ferramentas você utilizará para medir esse fluxo. O número deve ser possível de ser atingido e aqui aquele diagnóstico feito na primeira etapa é muito útil, pois através dele você pode estimar metas baseadas no contexto no qual você está inserido no momento.

A relevância do seu objetivo também é determinante. Afinal, você quer apenas mais visitantes ou você quer a conversão desses visitantes em Leads qualificados? Onde você quer que seus visitantes cheguem? Que eles concluam uma compra? Que eles preencham o formulário de contato? Que eles se desloquem até as lojas físicas? Que eles contratem um serviço? Qual a importância do aumento do número de visitantes para o seu negócio?

loft44 - consultoria em marketing digital - definição de metas e prazos

Definição de prazos para as metas

E por último, mas não menos importante, você precisa estabelecer um período e uma data final para alcançar a meta que estabeleceu. Agora que já sabe quantos novos visitantes quer, que tipo de visitantes quer, onde quer que seus visitantes cheguem, você precisa determinar em quanto tempo pretende conseguir isso, sem nunca esquecer que todas essas questões devem levar em consideração a realidade, ou seja, os recursos disponíveis e os demais limites que determinam o que é possível ou não de ser alcançado.

Uma vez determinada as metas, você já estará muito mais consciente da sua empresa tanto no presente quanto no futuro. Essa consciência e os conhecimentos adquiridos nas etapas anteriores da consultoria em marketing digital o instruirão na criação de uma ou algumas buyer persona, que nada mais é que a criação de do perfil do seu cliente ideal. A persona representará quem está interagindo com o conteúdo que você produz e é fundamental no planejamento de estratégias de marketing digital (como a determinação da linguagem de comunicação da empresa, quais redes sociais são mais eficazes para seu negócio, quais conteúdos são mais atraentes, quais as palavras-chave a serem escolhidas, dentre diversas outras).

Encerrada as etapas de diagnóstico e análise, chegou o momento em que a consultoria em marketing digital irá se dedicar a definir estratégias focadas no alcance das metas estabelecidas. Essas estratégias levarão em consideração tudo o que foi feito até aqui e estarão distribuídas em diferentes frentes. Haverão estratégias de atualização e otimização do seu site ou e-commerce (loja virtual) para melhorar seu posicionamento em motores de pesquisa (especialmente o Google!). Você também terá que determinar quais os conteúdos que serão produzidos e publicados e em quais mídias, sempre levando em consideração a persona que traçou anteriormente.

A consultoria em marketing digital também deverá propor quais ferramentas serão destinadas às vendas propriamente ditas e como elas funcionarão. Redes sociais, e-mail marketing, links patrocinados e muitos outros recursos deverão trabalhar juntos, de forma automática e controlada, sempre buscando atingir as metas que você estabeleceu. No exemplo que citamos acima, é através desse planejamento que converteremos seus visitantes em leads qualificados.

Uma vez que todas essas táticas trabalhem juntas, a consultoria em marketing digital também deve traçar estratégias para determinar o relacionamento do seu público com seu produto ou serviço, permitindo que aqueles visitantes que foram convertidos em leads cheguem ao fim do funil: no fechamento da venda.

loft44 - consultoria em marketing digital - análise de resultados

A etapa final da consultoria em marketing digital será então a análise de resultados obtidos, buscando fazer os ajustes necessários, definindo o que deve ser corrigido, o que deve ser interrompido e o que deve ser mantido, tanto nas metas quanto nas estratégias. O ciclo então se reinicia, só que dessa vez, você estará muito mais preparado e consciente sobre o posicionamento de sua empresa nos meios digitais e cada vez mais, se tornará mais apto para os desafios do marketing digital.

Obviamente que tudo isso exige tempo e muita dedicação e essa quantidade enorme de informação pode tornar isso ainda mais assustador. Mas se você está pensando sobre como o marketing digital pode mudar os rumos do seu negócio, talvez seja a hora de cogitar a contração de uma consultoria em marketing digital. E para dirimir suas dúvidas sem a obrigação de um compromisso, nós, da Loft44, oferecemos a você uma sessão de consultoria em marketing digital gratuita, presencialmente ou por Skype, na qual você poderá conversar diretamente com nossos especialistas, tirar suas dúvidas e até mesmo dar os passos iniciais na direção de um marketing digital mais eficaz para sua empresa. Entre em contato conosco através do nosso formulário que nós daremos um retorno o quanto antes para agendarmos um horário.

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