Como usar neuromarketing nas mídias sociais

Como usar neuromarketing nas mídias sociais - ecommerce por Loft44 - Flow Commerce

Sabia que existem meios mais profundos de se relacionar com seus leads? Que tal considerar usar psicologia no marketing usado pela sua empresa? Implementar psicologia básica no marketing de mídias socias pode ajudar a atrair, engajar e se relacionar melhor com seu público.
Apresentamos 3 táticas super estratégicas de como usar neuromaketing para você começar a usar nas suas mídias sociais.

1. Presenteie seu público

Se você der algo que elas achem que há valor, as pessoas tendem a sentir que estão em débito com você. Para incorporar esta tática de neuromarketing nos seus canais de mídias sociais, você pode oferecer um pequeno presente, seja um desconto, um brinde na compra de um produto ou mesmo um tutorial. Independente do que você decida oferecer, o objetivo é o seguinte “O que tem para mim?”.
Esta tática de neuromarketing pode ajudar a dirigir no engajamento de negócios de todas as proporções. Se não é viável para sua empresa o gasto de oferecer presentes a seus leads, a empresa pode engajar seu lead ao oferecer descontos em seus produtos ou algo que seja útil para o cliente. Por exemplo, a Inspirados pelo Autismo oferece informações e dicas, como atividades para ajudar no desenvolvimento de crianças com autismo.
loft44 - como usar neuromarketing - inspirados pelo autismo

Para o uso desta tática é preciso que você atentamente aproxime-se do seu público-alvo, e entenda melhor o que ele deseja. Tente entender o que os atraem, o que faz seu público se engajar e desenvolva uma oferta que eles se sintam envolvidos a participar e compartilhar.
Ofereça alguma coisa que seja valiosa para seu público, que eles sintam que devem dar algo a você em retorno. Por exemplo, ofereça 5% de desconto, ou um free trial de um produto, ou mesmo amostra grátis para qualquer um que compartilhar e comentar em seu post. Quem sabe projete um concurso em que você vai oferecer um produto ao seguidor que tiver um número maior de compartilhamento e likes.
Recentemente a empresa Sweet Grape realizou um sorteio de 4 mini cocottes da Le Creuset, para quem curtir a página do Facebook, e fazer cadastro na página da promoção, solicitando apenas nome e e-mail. A promoção obteve repercussão de mais de 10 mil reações no Facebook.
loft44 - como usar neuromarketing - sweet grape promoção de inverno

2. Crie laços emocionais

Se conectar com a sua audiência é um dos mais básicos meios de aumentar o engajamento em mídias sociais. Essa tática de neuromarketing, de usar o emocional para atrair, é a melhor forma de fazer com que as pessoas se sintam mais próximas de você e da sua empresa. Quando as pessoas se sentem próximas, elas conseguem se relacionar melhor e passam a se engajar de forma espontânea com a marca/empresa.
Para você formar um laço emocional, você precisa começar a interagir com seu público de um jeito significativo.
Humor é a ferramenta mais efetiva para formar um forte laço emocional com as pessoas, principalmente nas redes sociais. Você pode entreter a seu público e ao mesmo tempo que se relaciona com seus seguidores, apresenta o seu produto. Porém é preciso avaliar o seu público, entender o tipo de humor que eles estão mais aptos a apreciar. Isso ajuda a evitar humor ofensivo para seu público.

Como colocar em prática esta tática:

Estude seu público, avalie que tipo de humor é favorável para ser trabalhado com ele. Lembre-se que nem todo mundo aprecia sarcasmo ou sátira. Interaja com o seu público de forma não-ofensiva. Revise seu conteúdo, pergunte a sua equipe, peça opinião, tenha certeza que não há como atrair qualquer tipo de ofensa. Mesmo que você esteja compartilhando um fato importante sobre sua empresa, prefira sempre fazer isso de forma leve, calorosa e divertida.
Analise suas postagens antigas e veja quais são as mais populares, veja assuntos que seu público sente mais interesse em comentar, tipos de promoções que tem mais participação.
Ao invés de apenas compartilhar posts em que seus leads/clientes se mencionam, responda! Tire um tempo para interagir com a seu público. Por exemplo, se seu público é aquele que já se converteu e se tornou cliente e utiliza seu produto, pense em uma frase de resposta (lembre-se de criar laços). Seu público aprecia e se sente importante ao ver que você o considera importante, apenas por tomar um tempo para o responder.

3. Relacione sua marca a influências públicas

Confiança é um fator super importante e influenciador para gerar engajamento. Então, o que você deve fazer se ainda está a dar os baby-steps para ganhar a confiança de seu público? Comece por associar-se com pessoas ou marcas que seu público já confia! Construa relacionamentos com figuras públicas, ou com pessoas de influência que deem credibilidade a sua marca.
Esta tática de neuromarketing é efetiva pelas pessoas responderem melhor a pessoas em quem admiram.

Como usar esta tática:

Identifique que tipo de influências seu público pode admirar. Uma figura pública de uma industria pode não influência em outro tipo de industria. Hoje vloggers, Youtubers, têm mais influência nas idades 13 a 18 anos. É preciso analisar quem são as maiores influências de seu público.

loft44 neuromarketing nas mídias sociais youtubers brasileiros credibilidade
Foto: Putebreak

Faça uma lista de potenciais influenciadores para sua empresa. Para isso, analise o número de likes, comentários, compartilhamentos e retweets que eles alcançam com seus posts. Você precisa encontrar os influenciadores que têm o melhor engajamento nas mídias sociais com o seu público. Avalie também o quão ativamente se engajam com seus seguidores.
Trabalhar com figuras públicas ajuda na construção de credibilidade para sua empresa e produtos, o que acaba por gerar confiança e um melhor engajamento.

Essas táticas de neuromarketing não apenas podem aumentar o seu engajamento em mídias sociais mas podem melhorar outros aspectos dos seus negócios. Por exemplo, ao oferecer um produto na compra de outro ajuda a desenvolver um diálogo com seu lead. Criar um laço emocional com seu público e a interação regular, ajuda a construir fidelidade por parte de seu público. No todo todas estas táticas estratégicas podem encorajar uma lealdade com seus clientes.
E você, o que acha? Já tentou alguma vez usar estas táticas de neuromarketing com o seu público? Deu certo?

Sua empresa está pronta para Inbound Marketing?

Sua empresa está pronta para implementar uma estratêgia de Inbound Marketing?

Sua empresa está pronta para Inbound Marketing?

2 comentários em “Como usar neuromarketing nas mídias sociais”

  1. Pingback: Como usar neuromarketing nas mídias sociais | Sou + Live

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.