Como montar um concurso no Facebook em 5 passos

Montar um concurso no Facebook é uma forma bastante eficaz de conseguir engajamento para sua página. Porém, é preciso observar alguns passos para garantir o sucesso e alcance desta iniciativa. Vamos analisar 5 passos, usando como referência o aplicativo Wishpond.

Passo 1: Escolha do prêmio e método de entrada

A escolha do prêmio é fundamental, é a base do seu concurso, por isso, escolha bem. Uma dica é sortear um cartão-presente e isso é interessante por pelo menos duas razões. Primeiro porque isso fará que pessoas interessadas no seu produto se inscrevam. Se você sortear algo que não comercializa, estará atraindo um outro tipo de público, um que não está interessado no seu produto, mas apenas no prêmio oferecido. Segundo porque, após atrair a atenção do público para seu produto, fica mais fácil converter este interesse em vendas. Então a opção de sortear um cartão-presente é sempre uma boa pedida, mas claro, levando em consideração seu produto e intenção com o concurso.
O próximo passo é escolher o que os usuários precisarão fazer para participar do concurso. Terão de enviar fotos ou vídeos? Ou apenas o endereço de e-mail? Uma avaliação dos seus objetivos o ajudará a tomar esta decisão. Você pode optar por solicitar apenas informações de contato como telefone, e-mail, endereço. Se decidir por esta opção, seja breve. Formulários extensos desistimulam o possível participante. Uma segunda opção é criar um concurso onde o participante precise enviar vídeos, fotos ou texto. Neste caso, o conteúdo gerado pode ser usado em sua rede social, proporcionando envolvimento direto com o público, público este que ficaria responsável pela escolha do vencedor. Um terceiro modo é criar uma exigência de que o participante indique uma quantidade ‘x’ de amigos para que sua participação seja computada. Use com critério esta opção para que não se torne desagradável para o participante. Seja razoável na escolha da quantidade de amigos e verifique se a exigência condiz com o tipo de sorteio que você está realizando.

Passo 2: Construa a página do concurso

Feita a primeira importante escolha, o prêmio, precisamos partir para algo igualmente importante: a construção visual do seu concurso. O apelo visual é de suma importância. Não à toa existe o ditado de que “uma imagem vale mais do que mil palavras”, então capriche na escolha. Opte por algo que cause bastante impacto visual. Imagem escolhida, agora você precisa de uma chamada atraente e objetiva para o seu concurso. Após encontrar um título, comente em poucas palavras como o internauta pode se inscrever e o que precisa fazer para tentar ganhar o prêmio. As regras podem ser comentadas em um parágrafo a parte, ou então em um link externo, para evitar excesso de informações em sua imagem promocional. Usando o aplicativo Wishpond, você pode criar formulários de inscrição personalizados, contando com recursos como upload de arquivos, em casos onde haja a necessidade. Além disso, você pode incluir botões de compartilhamento, o que aumenta o alcance da sua ação.

Passo 3: Promoção e divulgação do seu concurso

Bom, seu concurso foi criado, hora de divulgá-lo. As opções são diversas, então não se prenda apenas a uma ou duas. Você poderá aproveitar seu cadastro de clientes e enviar a eles um e-mail informando sobre o concurso. Use as redes sociais, todas elas, mesmo que o concurso esteja vinculado apenas a uma delas. Seus seguidores precisam ser informados da realização do concurso. Você também pode criar um anúncio no Facebook, o que lhe dá a opção de escolher que ele seja feito apenas para pessoas da sua região, ou seja, clientes em potencial. Tem um e-commerce ou outro site? Use banners atraentes com link para a página do sorteio. Mas não se prenda apenas ao virtual. Se for possível, promova seu concurso fora da internet também.

Passo 4: Monitore os resultados

Temos três opções de monitoramento para que você possa acompanhar os resultados do seu concurso. Uma delas é o Facebook Insights, que permite a você acompanhar o número de ações, likes e comentários que seu concurso vem recebendo, bem como o número de novos fãs que sua página conseguiu. Outra forma de monitoramento é através do Google Alerts, que irá lhe informar sobre menções do seu concurso na web. Por fim, a Wishpond disponibiliza relatórios em tempo real sobre as taxas de participação e retorno da sua ação.

Passo 5: Acompanhamento

Após a realização do concurso, garanta a interatividade entre sua marca e seu público (antigo e o recém conquistado). Compartilhe o vencedor. Acompanhe o nível de satisfação dos seus clientes, a começar pelo vencedor do concurso. Informe sobre futuros concursos. Encontre formas criativas de conseguir um feedback e dê a seu público razões para continuar lhe acompanhando.

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