Como medir a visibilidade da sua marca?

Para alcançar os almejados objetivos de aumentar a visibilidade da marca, você pode utilizar campanhas do AdWords para aumentar o tráfego para o seu website ou incentivar os clientes a interagirem com a sua marca.
Para obter bons resultados com as suas campanhas de branding, o primeiro passo é estabelecer os objetivos da sua campanha, escolhendo os melhores locais para apresentação dos mesmos e em seguida deve-se medir o sucesso da campanha através do monitoramento de impressões, conversões e outras estatísticas.

A maior parte dos anunciantes com objetivos de branding estão principalmente preocupados com a criação da visibilidade da marca, ou seja, a visibilidade da mesma, e poderão no primeiro instante controlar as conversões para visualização da sua marca ao invés de compras.

Opções de redes para a sua campanha de branding

A Google tem duas redes onde os seus anúncios podem ser apresentados: a Rede de Pesquisa e a Rede de Display. A Rede de Pesquisa executa principalmente anúncios de texto, enquanto que a Rede de Display executa anúncios de texto, anúncios gráficos coloridos e anúncios de multimédia (como vídeo ou animação) que podem ser os mais indicados para fazer passar mensagens de branding. Os anúncios de visualização podem criar uma ligação emocional através da utilização de elementos gráficos, de áudio e de vídeo para contar uma história exclusiva da sua empresa.
Na Rede de Display, pode segmentar os seus anúncios de forma muito eficaz. Ao escolher exatamente os websites e as páginas onde apresentar o seu anúncio e ao criar um anúncio com um forte impacto visual, é fácil chamar a atenção de pessoas interessadas naquilo que tem para vender.

Mas, que elementos deve-se considerar na hora de analisar a notoriedade da sua marca?

Os ítens abaixo são os considerados mais importantes para medir o sucesso da sua campanha:

  • Impressões: é importante controlar as impressões uma vez que representam o número de clientes reais que visualizaram o seu anúncio. O utilizador poderá não estar interessado em saber se acabaram por comprar algo no seu site, mas vai querer que se lembrem daquele novo slogan apelativo no qual fez um forte investimento para ser criado e partilhado com o mundo.Uma forma de dar prioridade real às impressões é criar uma campanha de custo por mil impressões (em vez de uma campanha de custo por clique). Dessa forma, pagará com base no número de impressões recebidas pelos seus anúncios, em vez de pelo número de cliques obtidos.
  • Relação dos clientes: deve-se tomar cuidado na hora de analisar a taxa de cliques (CTR), e saber diferenciar entre os resultados obtidos com anúncios da Rede de Pesquisa e da Rede de Display. Na hora de analisar os resultados da Rede de Display o CTR não é muito útil, uma vez que os clientes costumam navegar pelas informações e não efetuam pesquisas com palavras-chave.
  • Alcance e frequência: um aumento do alcance significa que um anúncio está exposto a mais potenciais clientes, o que pode originar um aumento da notoriedade. A frequência é o número médio de vezes que um visitante foi exposto a um anúncio durante um determinado período de tempo.

Veja nosso post: “Google Adwords: faça do jeito certo” e impulsione a notoriedade da sua marca!

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