Como lidar com um feedback negativo

Às vezes, mesmo se você fizer tudo certo, e ainda que você utilize técnicas avançadas de SEO, as ferramentas de busca não julgam que seu site merece estar na primeira página de resultados. O ponto é, o feedback negativo pode acontecer também para as pessoas boas!

Aqui está o que fazer se um feedback negativo aparecer:

Opção 1: Fazer a retirada

Esta opção é muitas vezes o primeiro passo que as pessoas tomam, no entanto, há dois problemas com este caminho:
Existem duas opções para este caminho, pedir para que a pessoa retire o feedback, ou abrir um processo (denúncia) para o Google retirar. Para ambas as opções existem algumas restrições.
Pedir que a pessoa retire um comentário ruim é o caminho mais diplomático, todavia ainda que você peça gentilmente, é possivel que quem postou o conteúdo negue-se a retirá-lo, uma vez que ele postou tal conteúdo por algum motivo.
Como segunda opção, você pode abrir um processo para que o Google retire o contéudo (denúncia), todavia vale ressaltar que ainda que o conteúdo seja removido dos resultados, a internet mantém seu histórico.
 

Opção 2: enterrá-lo

Esta idéia trata-se da geração de conteúdo positivo para que possa levar o resultado negativo à páginas posteriores. Isso não tecnicamente elimina o resultado das ferramentas de busca, mas faz diminuir drasticamente as chances que alguém procurando por você encontre-o.
Na verdade, 93% das pessoas nem sequer passam da primeira página, e mesmo se fizerem isso, só passaram por uma página inteira de conteúdo positivo que lhes permite saber quem você realmente é. Isto significa que você não precisa somente de um ou dois resultados positivos na primeira página, mas o suficiente para enterrar o outro conteúdo.  
Aqui estão as melhores maneiras de criar conteúdo para enterrar o resultado negativo.
 

Táticas básicas:

  • Criar uma presença online básica: Isso inclui a compra de seu nome de domínio, a construção de um site pessoal, criação de perfis em redes sociais como Facebook, Twitter e LinkedIn.

Às vezes uma presença online e um conteúdo otimizado não são o suficiente para enterrar alguma coisa para fora da primeira página. Dependendo do quão alto é o número de resultados indesejados, você vai precisar obter o máximo de conteúdo positivo na primeira página.  Aqui estão algumas outras maneiras criativas que você pode obter rapidamente o conteúdo na primeira página:

  • Escreva um comunicado e lance no PR Newswires: A maioria das pessoas não percebe que podem usar as mesmas ferramentas que agências de relações públicas usam para distribuir automaticamente comunicados de imprensa em toda a web. Há um punhado de agências de notícias livres. Você pode escrever um comunicado de imprensa sobre qualquer evento da sua vida, que você se formou na faculdade, você começou um novo emprego, você acabou de criar um novo site, etc. O ponto é que você quer qualquer conteúdo positivo para mostrar-se superior aos resultados negativos. Dica: Lembre-se de incluir links para outros lugares, as pessoas podem encontrá-lo online.
  • Comente sobre notícias: Como você pode imaginar, qualquer resultado proveniente de um domínio como o NYTimes é considerado de alta credibilidade pelo Google. Comentando sobre artigos em sites como esse é uma maneira eficaz para obter um resultado alto no ranking. Enquanto eles não são os melhores resultados possíveis a seu respeito, pelo menos eles não são negativos. Certifique-se de adicionar um link para seu site pessoal, desta forma quando alguém encontrá-lo, você pode encaminhá-los para obter informações mais positivo.
  • Crie perfis em sites de educação ou sites do governo: As ferramentas de busca consideram .gov e .edu os mais confiáveis na web, e classifica-os de acordo. Se você deseja obter o conteúdo na primeira página rapidamente, você deve criar perfis em sites .gov ou .edu.
  • Escrever um artigo para um grande blog ou notícia: Esta é uma maneira fácil de obter um resultado na primeira página. Contacte o seu jornal local e ofereça para escrever sobre a sua experiência.

Opção 3: Enfrentá-lo

Embora perfeitamente possível, é óbvio que enterrar algo fora da primeira página requer uma grande quantidade de tempo. Há uma informação pouco conhecida, mas muito valiosa quando você se encontra nesta situação, que poderia poupar-lhe muito tempo: o Google só gosta de classificar um resultado na primeira página por domínio.
O que isso significa? Vamos fingir que alguém escreveu um editorial atacando você no HuffingtonPost, e ele aparece como o resultado número um nas buscas. Você vai ter muito trabalho e vai necessitar de muito tempo para obter outros dez resultados para uma classificação melhor do que o Huffington Post.
Seria mais fácil você simplesmente substituir por outro resultado no Huffington Post. Embora isso possa parecer uma tarefa difícil, você ficaria surpreso com o quão fácil é para criar um resultado otimizado em praticamente qualquer domínio, você só precisa descobrir como você pode publicar algo no site.
Por exemplo, bisbilhotando o Huffington Post você iria perceber que eles permitem que você crie seu próprio perfil no site (huffingtonpost.com/myname). Tudo que você precisa fazer é criar um perfil que é mais relevante para o seu nome que o artigo ruim. Algumas coisas para lembrar ao fazer o seu perfil:

  • Inclua seu nome completo: Certifique-se de usar o seu nome no perfil. Isto será incluído na URL  e tags, e é necessário se você quiser bater o artigo.
  • Preencha-o com o máximo de informações que permitirem: A mais relevante vai parecer para o Google. Lembre-se, falar na terceira pessoa. Você quer seu nome em todos os lugares.
  • Link para tantos outros perfis possíveis: Como você pode ver em nosso arquivo sobre SEO (link), quanto mais links para cerca de uma determinada palavra-chave, maior será a classificação. Link para outras fontes definitivas sobre o site, seu facebook, o google vai valorizar mais. Lembre-se, use o seu nome no texto do link.
  • Mantenha esse perfil ativo: Eventualmente, o artigo vai ficar velho, o que dá ao seu perfil uma borda. Mantenha-se comentando sobre o artigo e faça qualquer outra coisa que mantenha o seu perfil atualizado.
  • Construa links para ele e compartilhe em todos os lugares: Se você construiu uma presença on-line básica (link), certifique-se de linkar para o seu perfil do site em todos os lugares, facebook, Google+, etc. Compartilhe no facebook e twitter.

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