Como funciona o SEO

Como funciona o SEO

Mudança e evolução contínua são as únicas constantes quando falamos sobre otimizar sites para ferramentas de busca, a famosa SEO, ou Search Engine Optimization em inglês. Neste artigo, vamos falar sobre como funciona o SEO.

Atualizações no algoritmo do Google exigem a necessidade de ajustes constantes nas técnicas desenvolvidas pelos profissionais de SEO. A aplicação destes ajustes garante que o conteúdo dos sites seja relevante para as perguntas feitas na hora da busca de informações.

Neste artigo, compartilho meus pensamentos sobre o panorama atual de SEO e listo cinco áreas fundamentais para focar sua estratégia. Também partilho um pouco da minha vivência com a parte técnica de SEO. Explico por que uma campanha de sucesso combina múltiplas áreas e a importância de testar e analisar cada conteúdo publicado. São necessários feedbacks periódicos cujo objetivo é otimizar os resultados nos SERPs (sigla em inglês para Search Engine Result Page, ou Página de Resultados das Ferramentas de Pesquisa, em tradução livre).

Estamos entrando numa época que os smartfones e a pesquisa de voz estão ganhando mais relevância, e precisamos saber em quais áreas precisamos medir os esforços para garantir que nossas estratégias geram resultados.

A seguir, veja quais eu acredito que são as cinco áreas fundamentais para SEO hoje:

1 – Links ainda são indispensáveis para SEO

Links foram importantes desde os primeiros dias do SEO e ainda são um dos indicadores mais fortes da ótima performance de um website para o Google.
Quanto mais alta a qualidade e relevância dos links obtidos, mais potencialmente altas serão os resultados da sua página nos SERPs. Faz sentido investir em construir links como parte dos seus esforços de SEO. É só ter cuidado de investir em links de qualidade que adicionem valor a sua estratégia em geral e evitar links de qualidade baixo que possam atrapalhar seu trabalho.

2 – Conteúdo relevante e otimizado é a chave

Links são precisos, mas, para ganhar links, você precisa gerar conteúdo relevante e de qualidade.
Invista sua energia em produzir conteúdo de alta qualidade, capaz de responder às perguntas de seus usuários. Garanta que o conteúdo seja produzido para humanos. Ou seja: sem exageros na repetição da palavra-chave!
Escreva com uma linguagem natural, adequada às perguntas dos usuários. O próximo passo, quando seu post estiver pronto, é cuidar dos detalhes técnicos e otimizar para os mecanismos de busca.
Fique atento aos seguintes itens:
– Palavras-chave importam no contexto. Palavras-chave ainda possuem forte relevância para o Google. Mas, ao invés de escanear uma página em busca de “aparições da palavra-chave”, ele agora analisa o contexto e as palavras-chave secundárias relacionadas a intenção do buscador.
– Títulos, meta-descrições, atributo alt, heading tags e URLs importam. Inclua palavras-chave visadas e relevantes nestes elementos.
– Não escreva conteúdos curtos ou superficiais. A extensão de conteúdo necessária para o sucesso nas buscas depende no tópico discutido e no propósito da página. Se a pergunta exige uma resposta breve, seu post pode ser mais resumido. Mas se a pergunta exige uma resposta elaborada, é importante investir o tempo e energia para garantir que seu post responda a pergunta.
Em resumo, estabeleça um processo de produção e compartilhamento de conteúdo otimizado e de alta-qualidade. Assegure que todo o conteúdo seja escrito por humanos e para humanos, e ainda assim esteja otimizado para alimentar com dados os mecanismos de pesquisa.

3 – Google usa a experiência do usuário (UX) para avaliar e atualizar os resultados

A experiência do usuário depende de muitos fatores (por exemplo; infraestrutura do site, layout do site, conteúdo, etc) e frequentemente é difícil de medir. O conceito surgido do inglês User Experience (UX) cumpre um papel substancial no desempenho do seu website nos mecanismos de busca. A UX não pode ser ignorada.
Você deve garantir que os usuários passem tempo em seu website e que a taxa de cliques (ou CTR, a sigla em inglês para Click Through Rate) esteja alta, e a Bounce Rate (taxa de rejeição) esteja baixa.
Otimize também a velocidade do seu site. Seja num computador ou telefone, seu site tem de carregar em dois segundos ou menos. Cheque a compressão das imagens e a otimização de códigos. Servidores melhores e mais rápidos ajudam também.
Aprimore a estrutura do seu site. Seu website precisa ser simples e fácil de navegar, tanto por usuários humanos como por ferramentas de busca como Google. Garanta que os usuários achem facilmente as páginas que buscam. Assegure também que as ferramentas de busca consigam acessar todas as páginas e ler todas as informações em seu website.
A chave para UX é focar no visitante. Pense na intenção do visitante. Trabalhe em conjunto com profissionais focados em EU e providencie experiências digitais ótimas para cada etapa da jornada de visitante. Em outras palavras, seu objetivo é a conversão e venda, não apenas tráfego e leads.

4 – SEO para telefones móveis é essencial

O Google oficialmente passou a usar a Mobile First Index (indexação focado no experiência móvel) para ranquear e mostrar resultados de busca em todos os dispositivos.
Em outras palavras, a decisão sobre mostrar seu website nos resultados é tomada após o Google olhar apenas a versão do seu website para smartphones e tablets, mesmo quando a pesquisa foi feita através de um desktop. Se você não possui uma versão do seu site para estes dispositivos, seu site desaparecerá.
E, com mais de 50% do tráfego mundial gerado por smartphones e tablets, fazer seu site performar suavemente tanto neles como nos desktops é essencial.
Para começar, você terá de investir num design responsivo. Você também deve tornar o conteúdo consistente através dos diferentes dispositivos e garantir a velocidade e facilidade do site.
Em suma, você precisa garantir que o seu website seja 100% adequado aos celulares ou ele não estará no Google.

5 – Você precisa estar pronto para a pesquisa de voz

A consultora Northstar Research reportou que 55% dos adolescentes e 41% dos adultos estadunidenses usam pesquisa de voz e, de acordo com o Google, mais de 20% de todas as pesquisas em smartphones e tablets é realizada através de voz.
Você precisa otimizar seu site para as buscas de voz. Para tanto, é importante usar uma linguagem natural. Por exemplo, use mais palavras-chave de cauda longa e variações da palavra-chave escolhida. Foque também em responder perguntas. Se possível, construa uma página de FAQ (Frequently Asked Questions, ou perguntas mais frequentes).
Embora a otimização de busca de voz ainda não é essencial, otimizações relacionadas fazem sentido e ajudarão você a possuir mais sucesso no Google agora e no futuro.

Feedbacks periódicos de SEO

Sucesso no SEO é uma combinação da sólida aplicação de técnicas e certo grau de tentativa e erro. Regras e táticas de SEO não estão gravadas em pedra: elas mudam e evoluem o tempo todo. Você deve testar os cinco princípios fundamentais descritos acima e descobrir quais funcionam para o seu nicho.
O único componente essencial em qualquer campanha bem-sucedida de SEO é a análise de dados. Se você não analisar os resultados do seu esforço através do Google Analytics, Google Webmaster Tools ou de qualquer outra ferramenta paga ou gratuita disponível, você estará apenas jogando dardos no escuro.
Use dados para identificar táticas eficazes para você e eliminar aquelas que não funcionam. Depois, repita o processo. E uma dica rápida: fique de olho aberto para os concorrentes. Assista como eles procedem para não ficar para trás!

Conclusão: afinal, como funciona o SEO?

SEO é um processo de tentar convencer o Google de que você pode prover aos usuários a informação mais relevante de acordo com as buscas deles. É um processo multidimensional e de evolução contínua.
Existem regras, e ao desobedecer você está sujeito às penalidades do Google, e ninguém quer isso. Então jogue de acordo com as normas, foque no usuário final, cuide dos detalhes técnicos, crie conteúdo de qualidade que as pessoas queiram ler e fique atento às atualizações. SEO funciona assim, e continuará assim por um bom tempo.

Diagnóstico de sua estrutura digital

Solicite gratuitamente uma análise personalizada da Loft44.
Agendar um horário

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seja nosso próximo case

Sobre a Loft44

A Loft44 surgiu da paixão pelo mundo digital, da necessidade de colaborar na construção de negócios relevantes e do desejo de ajudar as marcas a estabelecerem uma relação mais valiosa com o consumidor. Essa é a filosofia que guia a maneira como nossa equipe e nossos clientes pensam.

Mais populares

ORÇAMENTO PARA UM WEBSITE EM WORDPRESS ONLINE
ADWORDS - CALCULADORA DE CLIQUES ONLINE
MATERIAIS DE APOIO DE MARKETING DIGITAL