Como Escolher Uma Rede Social Para Investir? - ecommerce por Loft44 - Flow Commerce

Como escolher uma rede social para investir?

Pense em uma rua movimentada. Acrescente inúmeras empresas acomodadas em salas comerciais. Agora imagine o seu cliente passando exatamente por essa via. Uma coisa é certa: ele vai entrar naquele negócio que mais chamar sua atenção – seja visualmente, por referência de amigos ou casualidade.
No mundo online, a rua transforma-se em feed de uma rede social. Mas há uma complicação: sua empresa só será encontrada nesse ambiente digital se estiver no lugar certo, ou seja, onde o público-alvo estiver mais concentrado. Nesse sentido, é fundamental saber como escolher uma rede social que te proporcione mais consumidores e mais força em branding.

Como escolher uma rede social?

Parece óbvio, mas para saber como escolher uma rede social é necessário saber quem você deseja atingir. Mais do que isso, é imprescindível conhecer a fundo quem já é cliente de seu produto ou serviço. Isso porque, conforme pesquisa da Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, 92% das pessoas que utilizam a Internet estão presentes em alguma rede social. Além de saber como escolher uma rede social, você precisa saber como direcionar o discurso. Você vai dialogar com uma multidão e, nesses espaços, falar mais alto não resolve.

Facebook

O Facebook é a primeira opção que vem a mente da maior parte das pessoas quando se perguntam como escolher uma rede social. Isso acontece porque é o canal mais utilizado pelos brasileiros – 83% da população, segundo o relatório da Secom.
Mark Zuckerberg tem dificultado a vida das empresas que desejam faturar por ali, mas com a estratégia correta ainda é possível se dar bem. Nesse espaço, é válido desde texto até gif’s, passando por fotos, vídeo e, agora, transmissões ao vivo. A ferramenta é intuitiva e permite a administração facilmente. Como escolher uma rede social

Twitter

Já no Twitter, que acaba de completar 10 anos, a tônica é a concisão. Textos de até 140 caracteres devem despertar a curiosidade do seu público-alvo a clicar no link que, geralmente, vem acompanhado no final do tuíte. Imagens e vídeos de até 15 segundos também são permitidos. Pense em conteúdos rápidos e diretos, que permitam interação. Essa rede social é indicada àquelas empresas que dispõem de equipe para atualização constante e, mais do que isso, de conteúdo de qualidade para cada publicação. Para saber como escolher uma rede social também é preciso levar em consideração os obstáculos que serão encontrados no caminho, caso contrário sua marca será soterrada por tantas outras no feed frenético, principalmente no Twitter.

Instagram

Com ou sem fotos de gatinhos, o Instagram parece ter caído no gosto dos brasileiros. A regra aqui é caprichar nas imagens (é válido, inclusive, pensar em estrutura técnica) e nas hashtags a fim de alçar o seu futuro cliente. Mais recentemente, permite a postagem de vídeos de um minuto – o que abre alas para a produção de conteúdo intensa. Afinal, ter sessenta segundos para se comunicar te ajuda a decidir como escolher uma rede social, haja mensagem para passar aos seguidores. Empresas com produtos ou serviço de grande apelo visual devem investir pesado, porque o ROI (retorno sobre o investimento) é garantido.

YouTube

Por fim, o YouTube e seus mais de 1 bilhão de usuários ativos podem agregar – e muito – à sua empresa. Visto que atualmente permite curtidas e comentários, ganhou ar de rede social. Vídeos bem trabalhados, que mostrem aparência e funcionamento, podem ajudar seu cliente a optar pelo seu produto. Um formato interessante de publicação é o de tutorial.
Independentemente da forma que você irá escolher uma rede social, lembre-se que você deve dispor conteúdo relevante nela. Caso contrário, perderá seguidores – e clientes. Fale com seu público a fim de descobrir onde eles mais gostam de se relacionar com as marcas e invista em um canal de cada vez. Explore ao máximo as possibilidades e os resultados vão aparecer.
Ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com a gente. Teremos o maior prazer em te ajudar.

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