Como escolher uma palavra-chave?

Por Loft44 - Autor

Em 1 de junho de 2017

Entre tantas questões importantes no marketing digital, muitas vezes questionamentos simples podem dificultar ou favorecer enormemente o nosso trabalho. Um desses questionamentos diz respeito a algo fundamental tanto para a produção de material rico como para obter um bom posicionamento SEO: como escolher uma palavra-chave.

 

Recentemente publicamos dicas de SEO para 2017 e se você leu, já deve saber a importância da escolha adequada da palavra-chave no seu planejamento de marketing digital (se você ainda não leu, aproveite para conferir). Mas a pergunta que assombra os empreendedores e profissionais de marketing digital é: como escolher uma palavra-chave para que ela seja a melhor opção para meu projeto?

loft44 - como escolher uma palavra-chave

Técnica simples de como escolher uma palavra-chave

A boa notícia é que vamos te mostrar uma técnica que é bem simples. A escolha da palavra-chave para seu projeto exige apenas duas coisas: empatia e Google.

Escolher uma entre tantas palavras-chave requer que você se coloque no lugar do seu cliente e entenda quais são suas expectativas. Para isso, basta que você se imagine na situação em que acredita ser a mais propícia para seu negócio aparecer como uma opção para o seu cliente e imaginar como você procuraria essa informação se estivesse no lugar dele. Parece muito complexo? Vamos usar um exemplo.

Exemplo de como escolher uma palavra-chave

Você tem uma empresa de design de interiores voltada para um público mais jovem, mais exigente e principalmente, que gosta de participar do processo de criação. Não são pessoas que pagam apenas para ver tudo pronto, mas pessoas que querem que você as entenda, que você as ajude a tornar real aquilo que elas têm em mente. Se você fosse essa pessoa, se você fosse alguém que está pensando em redecorar a sala do seu apartamento, que já tem uma ideia mental do que gostaria e que não tem certeza sobre a necessidade de contratar ou não um profissional, por onde você começaria a pesquisar?

Que tal começarmos com “design de interiores dicas”? À medida que você vai digitando no Google ou no seu navegador automaticamente aparecerão algumas sugestões de pesquisa. Essas são sugestões feitas pelo próprio Google baseadas nas palavras-chave mais procuradas dentro do espectro que você delimitou. Nesse caso, o Google sugeriu as palavras-chave “dicas design de interiores 2013”, “dicas design de interiores 2014”, “dicas para design de interiores” e “dicas de design de interiores sala”.

loft44 - como escolher uma palavra-chave - busca por design de interiores

Você, na condição de ser seu próprio cliente hipotético, também poderia digitar “design de interiores sala”. Nesse caso, o Google ofereceu as palavras-chave “design de interiores sala de estar”, “design de interiores sala pequena”, “design de interiores sala de jantar”, “design de interiores sala de TV” e “design de interiores sala e cozinha”.

loft44 - como escolher uma palavra-chave - busca por design de interiores

Apenas com esse exercício, você já tem onze possíveis palavras-chave que são interessantes para o público que você quer atingir. Fácil, né?

E como conhecimento nunca é demais, após você definir suas palavras-chave, você pode pesquisá-las no Google e avaliar quais são os links que estão melhores rankeados e qual o conteúdo que eles oferecem para que possa ter uma noção melhor de mercado. Ou, caso esteja em dúvida na hora de decidir entre as palavras-chave que você definiu previamente, também pode usar essa pesquisa para avaliar quais delas exibem resultados mais alinhados com o que você oferece.

Agora você já sabe um caminho fácil e eficaz na hora de definir suas palavras-chave. Está na hora de colocar em prática e começar a produzir o seu conteúdo. E se ainda tiver dúvidas de como estruturar melhor esse conhecimento dentro das suas estratégias de marketing digital, lembre-se que nós oferecemos uma Consultoria em marketing digital gratuita aqui na Loft44 e temos profissionais especializados prontos para te ajudar a fazer seu negócio crescer.

Até a próxima.

Calculadora de cliques de Google Adwords

Descubra quanto esperar de retorno de seu investimento.
Testar agora!

Você também pode gostar de:

Redes sociais e sua importância para cantoras POP

Se presença nas redes sociais é essencial para o posicionamento das empresas no mundo digital, o mesmo se aplica para artistas, principalmente as cantoras de música pop. Da metade dos anos 2000 para cá o acesso à música foi democratizado graças ao avanço da internet e de serviços de streaming ou vendas. Se antes era […]

Primeiro passo para solicitar o orçamento de um site

O desenvolvimento de um site, por ser uma prestação de serviço, tem um valor subjetivo, e o que determina o orçamento de um site não é só a complexidade do trabalho, mas também o know how dos profissionais que vão desenvolver este trabalho. O orçamento de um site de qualidade dificilmente sairá da média praticada […]

Aprenda a segmentar seu público no Facebook

Por ser uma rede social, o Facebook tem acesso fácil a uma quantidade enorme de dados e informações pessoais dos seus usuários. Muito mais do que sua idade e onde você mora, o Facebook acompanha sua rotina diária, suas mudanças, seus gostos, suas afinidades, os acontecimentos na sua vida e, cruzando seus dados com os […]