Como escolher uma palavra-chave?

No Comments

Entre tantas questões importantes no marketing digital, muitas vezes questionamentos simples podem dificultar ou favorecer enormemente o nosso trabalho. Um desses questionamentos diz respeito a algo fundamental tanto para a produção de material rico como para obter um bom posicionamento SEO: como escolher uma palavra-chave.

 


Recentemente publicamos dicas de SEO para 2017 e se você leu, já deve saber a importância da escolha adequada da palavra-chave no seu planejamento de marketing digital (se você ainda não leu, aproveite para conferir). Mas a pergunta que assombra os empreendedores e profissionais de marketing digital é: como escolher uma palavra-chave para que ela seja a melhor opção para meu projeto?

loft44 - como escolher uma palavra-chave

Técnica simples de como escolher uma palavra-chave

A boa notícia é que vamos te mostrar uma técnica que é bem simples. A escolha da palavra-chave para seu projeto exige apenas duas coisas: empatia e Google.

Escolher uma entre tantas palavras-chave requer que você se coloque no lugar do seu cliente e entenda quais são suas expectativas. Para isso, basta que você se imagine na situação em que acredita ser a mais propícia para seu negócio aparecer como uma opção para o seu cliente e imaginar como você procuraria essa informação se estivesse no lugar dele. Parece muito complexo? Vamos usar um exemplo.

Exemplo de como escolher uma palavra-chave

Você tem uma empresa de design de interiores voltada para um público mais jovem, mais exigente e principalmente, que gosta de participar do processo de criação. Não são pessoas que pagam apenas para ver tudo pronto, mas pessoas que querem que você as entenda, que você as ajude a tornar real aquilo que elas têm em mente. Se você fosse essa pessoa, se você fosse alguém que está pensando em redecorar a sala do seu apartamento, que já tem uma ideia mental do que gostaria e que não tem certeza sobre a necessidade de contratar ou não um profissional, por onde você começaria a pesquisar?

Que tal começarmos com “design de interiores dicas”? À medida que você vai digitando no Google ou no seu navegador automaticamente aparecerão algumas sugestões de pesquisa. Essas são sugestões feitas pelo próprio Google baseadas nas palavras-chave mais procuradas dentro do espectro que você delimitou. Nesse caso, o Google sugeriu as palavras-chave “dicas design de interiores 2013”, “dicas design de interiores 2014”, “dicas para design de interiores” e “dicas de design de interiores sala”.

loft44 - como escolher uma palavra-chave - busca por design de interiores

Você, na condição de ser seu próprio cliente hipotético, também poderia digitar “design de interiores sala”. Nesse caso, o Google ofereceu as palavras-chave “design de interiores sala de estar”, “design de interiores sala pequena”, “design de interiores sala de jantar”, “design de interiores sala de TV” e “design de interiores sala e cozinha”.

loft44 - como escolher uma palavra-chave - busca por design de interiores

Apenas com esse exercício, você já tem onze possíveis palavras-chave que são interessantes para o público que você quer atingir. Fácil, né?

E como conhecimento nunca é demais, após você definir suas palavras-chave, você pode pesquisá-las no Google e avaliar quais são os links que estão melhores rankeados e qual o conteúdo que eles oferecem para que possa ter uma noção melhor de mercado. Ou, caso esteja em dúvida na hora de decidir entre as palavras-chave que você definiu previamente, também pode usar essa pesquisa para avaliar quais delas exibem resultados mais alinhados com o que você oferece.

Agora você já sabe um caminho fácil e eficaz na hora de definir suas palavras-chave. Está na hora de colocar em prática e começar a produzir o seu conteúdo. E se ainda tiver dúvidas de como estruturar melhor esse conhecimento dentro das suas estratégias de marketing digital, lembre-se que nós oferecemos uma Consultoria em marketing digital gratuita aqui na Loft44 e temos profissionais especializados prontos para te ajudar a fazer seu negócio crescer.

Até a próxima.

Sua empresa está pronta para inbound marketing

Sua empresa está pronta para Inbound Marketing?

Clique aqui para descobrir!

A Loft44 é uma agência digital especializada em web design, desenvolvimento de sites, mídias sociais, lojas virtuais e campanhas de marketing digital. Nosso principal objetivo é ajudar sua empresa se destacar nos meios digitais.

Sobre Loft44

A Loft44 trabalha em regime de colaboração com os seus clientes, buscando oferecer as melhores soluções em tecnologia para atender as necessidades das empresas. Oferecemos uma solução completa em marketing digital.

Solicite uma consultoria gratuita.

Aproveite da experiência da nossa equipe para descobrir como melhorar as suas estratégias de marketing digital no seu site ou nas redes sociais.

Oferecemos esse serviço como fosse uma amostra grátis das nossas habilidades. Queremos que as empresas aproveitem dessa oportunidade para conhecer nossos serviços. Claro, gostaríamos que sua empresa contratasse nossos serviços, mas porque não aproveita dessa oportunidade de uma consultoria de alta qualidade sem custo nenhum?

Receba dicas práticas de marketing digital para a sua empresa!



Artigos recentes

Veja todos