Se você está praticando Inbound Marketing na sua empresa, com certeza deseja saber como os seus esforços estão refletindo na sua campanha. A consideração mais importante para qualquer empresa é o retorno financeiro que o Inbound Marketing trará no curto, médio e o longo prazo. No artigo a seguir vamos ver como calcular seu retorno de investimento em Inbound Marketing
Retorno a curto prazo
Seu retorno imediato será sobre um aumento na visibilidade da sua empresa e a relevância nos conteúdos que você está apresentando para seu público. Sua empresa estará fazendo conteúdo relevante e apresentando esse conteúdo para pessoas relevantes em vez de anunciando de uma forma geral e levando pessoas para uma página genérica (uma página inicial). O mais importante é você conseguir captar leads que estão entrando na jornada de compra e conseguir se comunicar com eles ao longo desse processo até que consiga vender o seu produto ou serviço!
Escolha uma métrica que defina a visibilidade e/ou o engajamento para sua empresa. Essas métricas podem ser emails cadastrados, comentários, compartilhamento em mídias sociais, downloads, entre outros. Um exemplo de se fazer o cálculo deste retorno seria para cada 50 emails que você receber cadastro de novos leads, você irá adquirir um cliente no período de um mês. E está se tornará sua referência para otimizar sua tática de Inbound, focada em email marketing.
Retorno a médio prazo
No médio prazo você deve se relacionar com os leads que já captou mas que ainda não estão prontos para comprar o seu produto. Conforme o lead percorre sua jornada de compra, você vai convencendo-o de que o seu produto é útil e necessário para ele.
Um relatório de vendas ou mesmo sua ferramenta de automação de marketing será capaz de lhe informar quantos dos leads já foram convertidos em clientes, assim como o Lifetime Value (LTV) destes clientes. O LTV é simplificadamente o “valor do tempo de vida do cliente”, que é uma métrica que estima a potencial receita e lucro futuros gerados por esse cliente.
Esta combinação irá permitir que você consiga calcular, neste momento, qual o valor de um visitante no seu blog e explorar o quão efetivo é o seu blog. Você também poderá usar esta mesma fórmula para calcular o valor do download de um eBook, ou um post nas mídias sociais com uma CTA, ou um tweet. Cada parte da sua estratégia de Inbound Marketing tem um valor e deve ser mensurado.
Retorno a longo prazo
No longo prazo você deve estar aproveitando dos frutos dos investimentos em conteúdo. Seus artigos no blog, os infográficos e os vídeos que você fez estarão trazendo grandes quantidades de visitas para seu site e seus CTA’s estarão convertendo essas visitas dentro das taxas do seu ramo. E claro que você também estará investindo ainda em anúncios pagos, pois você entende a necessidade de alcançar novos clientes de novas áreas com novos e mais relevantes tópicos.
Enquanto o custo de uma plataforma como RD Station ou Hubspot é um número concreto, você irá precisar saber o custo dos empregados ou freelancers que vão te auxiliar na sua estratégia de Inbound Marketing. Tendo todas essas informações e dados disponíveis, você pode calcular seu ROI através da quantidade total do seu investimento menos o total ganhado através do Inbound Marketing, e então dividir este número sobre o total de ganhos da empresa para conseguir tirar a porcentagem do seu ROI.