Como calcular seu retorno de investimento em Inbound Marketing?

Como calcular seu retorno de investimento em Inbound Marketing? -ecommerce por Loft44 - Flow Commerce

Se você está praticando Inbound Marketing na sua empresa, com certeza deseja saber como os seus esforços estão refletindo na sua campanha. A consideração mais importante para qualquer empresa é o retorno financeiro que o Inbound Marketing trará no curto, médio e o longo prazo. No artigo a seguir vamos ver como calcular seu retorno de investimento em Inbound Marketing

Retorno a curto prazo

Seu retorno imediato será sobre um aumento na visibilidade da sua empresa e a relevância nos conteúdos que você está apresentando para seu público. Sua empresa estará fazendo conteúdo relevante e apresentando esse conteúdo para pessoas relevantes em vez de anunciando de uma forma geral e levando pessoas para uma página genérica (uma página inicial). O mais importante é você conseguir captar leads que estão entrando na jornada de compra e conseguir se comunicar com eles ao longo desse processo até que consiga vender o seu produto ou serviço!
loft44 - como calcular o retorno do seu investimento
Escolha uma métrica que defina a visibilidade e/ou o engajamento para sua empresa. Essas métricas podem ser emails cadastrados, comentários, compartilhamento em mídias sociais, downloads, entre outros. Um exemplo de se fazer o cálculo deste retorno seria para cada 50 emails que você receber cadastro de novos leads, você irá adquirir um cliente no período de um mês. E está se tornará sua referência para otimizar sua tática de Inbound, focada em email marketing.

Retorno a médio prazo

No médio prazo você deve se relacionar com os leads que já captou mas que ainda não estão prontos para comprar o seu produto. Conforme o lead percorre sua jornada de compra, você vai convencendo-o de que o seu produto é útil e necessário para ele.
loft44 - como calcular o retorno do seu investimento
Um relatório de vendas ou mesmo sua ferramenta de automação de marketing será capaz de lhe informar quantos dos leads já foram convertidos em clientes, assim como o Lifetime Value (LTV) destes clientes. O LTV é simplificadamente o “valor do tempo de vida do cliente”, que é uma métrica que estima a potencial receita e lucro futuros gerados por esse cliente.
Esta combinação irá permitir que você consiga calcular, neste momento, qual o valor de um visitante no seu blog e explorar o quão efetivo é o seu blog. Você também poderá usar esta mesma fórmula para calcular o valor do download de um eBook, ou um post nas mídias sociais com uma CTA, ou um tweet. Cada parte da sua estratégia de Inbound Marketing tem um valor e deve ser mensurado.

Retorno a longo prazo

No longo prazo você deve estar aproveitando dos frutos dos investimentos em conteúdo. Seus artigos no blog, os infográficos e os vídeos que você fez estarão trazendo grandes quantidades de visitas para seu site e seus CTA’s estarão convertendo essas visitas dentro das taxas do seu ramo. E claro que você também estará investindo ainda em anúncios pagos, pois você entende a necessidade de alcançar novos clientes de novas áreas com novos e mais relevantes tópicos.
loft44 - como calcular o retorno do seu investimento
Enquanto o custo de uma plataforma como RD Station ou Hubspot é um número concreto, você irá precisar saber o custo dos empregados ou freelancers que vão te auxiliar na sua estratégia de Inbound Marketing. Tendo todas essas informações e dados disponíveis, você pode calcular seu ROI através da quantidade total do seu investimento menos o total ganhado através do Inbound Marketing, e então dividir este número sobre o total de ganhos da empresa para conseguir tirar a porcentagem do seu ROI.
loft44 - como calcular o retorno do seu investimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.