Como aumentar o engajamento no Facebook em 10 passos

Como Aumentar O Engajamento No Facebook Em 10 Passos - ecommerce por Loft44 - Flow Commerce

O alcance orgânico está cada vez mais reduzido para a maior parte das páginas do Facebook e o grande questionamento agora é: como aumentar o engajamento no Facebook da minha empresa sem depender de posts patrocinados? Esse é um desafio que só cresce desde abril de 2015, quando o Facebook alterou seu algoritmo para priorizar o aparecimento de posts de amigos, ao invés de páginas curtidas, no feed de notícias do usuário.
Posts com um alto índice de curtidas, comentários e compartilhamentos sinalizam para o Facebook que o conteúdo da página interessa muito aos seus usuários e isso faz com que ela se torne cada vez mais bem posicionada no feed de notícias das pessoas. Quanto mais interações, maiores são as chances de entrar nesse ciclo.
Para aumentar o engajamento, seu post precisa aparecer perante os olhos dos seus seguidores. Para te ajudar nisso, aqui vão 10 dicas de como aumentar o engajamento na sua página do Facebook:

1) Invista um tempo em planejamento

Não adianta sair postando qualquer coisa que der na telha. Engajamento e alcance são consequência de um Facebook planejado (ou de celebridade-relâmpago que virou viral). É preciso pensar estrategicamente. Sua página não pode ser um monte de posts sem conexão e objetivo final. Analise bem o seu público-alvo e levante temas e palavras-chaves que os interessam.
Na página do Facebook da sua empresa você pode analisar os dados que aparecem na aba de informações. Ali é possível analisar o gênero e idade dos visitantes, picos de acesso, posts que mais fizeram sucesso, entre outros tópicos. Todas essas informações são essenciais para realizar um planejamento de conteúdo bem estruturado e aumentar o engajamento com publicações direcionadas exatamente para quem você quer.

Como Aumentar O Engajamento No Facebook Em 10 Passos - ecommerce por Loft44 - Flow Commerce Aba Informações do Facebook da Loft44

2) Compartilhe conteúdo interessante

Compartilhar conteúdo interessante é a alma do marketing de conteúdo. Você não vai compartilhar apenas o que deseja que seus seguidores vejam. Sua página no Facebook não pode ser apenas um espaço de propaganda dos seus serviços e produtos. Facebook é uma rede social, não um site de anúncios. É necessário compartilhar informações que interessem seus seguidores e a partir daí, construir um relacionamento, para que no futuro você possa apresentar a solução para seus problemas, o produto que você vende.
O algoritmo do Facebook seleciona conteúdo que pode interessar o usuário de acordo com as interações dele na plataforma então toda área de conhecimento que envolve seu produto pode ser fonte de idéias para seus posts.
O que você pode fornecer de informação para o seu cliente? Quais conhecimentos você têm que as pessoas podem se interessar? As respostas dessas perguntas podem ser a primeira diretriz para sua definição de pauta.
Detalhe: o Facebook monitora o tempo que as pessoas passam no link depois de clicar nele. Se a maioria acessar o link e voltar rapidamente para a rede social, o Facebook vai entender que o conteúdo não é interessante e você vai perde espaço no feed de notícias dos seus seguidores.

3) Crie conteúdo para seu blog

Links são os tipos de postagem que têm mais alcance. Você pode tirar proveito disso e e ainda aumentar o tráfego para o seu site. Crie posts no seu blog e compartilhe o link na sua página do Facebook.
Existem várias estruturas de posts para se produzir. Os de lista (como esse aqui) são bem populares entre os leitores e uma ótima dica de como aumentar seu engajamento no Facebook.
Se você já tem seguidores engajados, analise os conteúdos que fizeram mais sucesso e produza posts semelhantes. Quem está começando deve fazer pesquisas com as palavras-chave que pretende usar. A ideia é levantar que tipo de conteúdo está mais em alta na internet com a palavra-chave que você pretende usar e se divertir com esses dados na hora da produção.

4) Poste na melhor hora

. O Facebook mudou a política de aparecimento no feed de notícias do usuário porque havia muito conteúdo sendo publicado o tempo todo. Com isso o alcance orgânico diminuiu, mas ele não passou a ser inexistente.
Uma dica é publicar quando há mais engajamento, não quando há mais gente logada. Muitas pessoas checam seu Facebook durante o dia, mas a maior parte da interação acontece entre 22h e 00h, segundo Buzzsumo. O pico de postagem geralmente é às 11h da manhã, mas o de interação é a noite.

Como Aumentar O Engajamento No Facebook Em 10 Passos - ecommerce por Loft44 - Flow Commerce

Trabalhe com posts agendados nos horários estratégicos e defina como aumentar o engajamento no Facebook de forma precisa, se baseando nos horários de maior interatividade de seus seguidores.

5) Como aumentar o engajamento no Facebook? Comunique que você quer isso!

Seja transparente com o que você quer do seu leitor. Se é mais engajamento, faça um call-to-action (chamada para ação) no fim do seu post do blog perguntando a opinião de quem acessou seu conteúdo, incentive-o a compartilhar seus posts e se gostou do conteúdo, também a clicar no botão de curtir. E sabe por que o fim do post é o melhor lugar para pedir isso? Porque estamos na era do excesso de informação e a maior parte das pessoas não lê os textos até o fim. Os 20% que chegam até o final são leitores fiéis ou realmente gostaram do conteúdo. É um público muito mais aberto a atender seu pedido.
Se você está procurando como aumentar seu engajamento no Facebook, comunique isso para seus leitores.

6) O título do post é seu maior aliado (ou inimigo)

A edição jornalística preza por incluir o maior número de informações no início do texto. Você deve tratar seus posts no Facebook da mesma forma. Os títulos dos links devem informar o usuário muito bem sobre o conteúdo. A descrição no Facebook não deve ultrapassar muito os 50 caracteres. Quanto mais caracteres, menor o engajamento.
Não adianta tentar fazer o famoso “click-bate” ou “isca de clique”. São aqueles posts que não incitam o clique com títulos como “Adivinha quem foram as celebridades que foram descalças para o Festival de Cannes?”. Não conta quem foi porque ninguém foi! Um bom título seria “Júlia Roberts e outras vão descalças para Festival de Cannes”. E sabe de um detalhe? O algoritmo do Facebook reconhece e diminui pesadamente o alcance dos “click-bates”.

7) Use fotos reais

Se links têm maior alcance, fotos ganham disparado no quesito engajamento. Elas estão em mais de 75% dos posts no Facebook e detêm 87% dos comentários nas páginas. Mas tem mais um detalhe: as pessoas preferem fotos reais.
Ficar se apoiando em fotos genéricas não atrai engajamento. Vale muito mais a pena usar a câmera do seu celular e postar conteúdo real.

Loft44 - engajamento no Facebook

8) Poste seus vídeos diretamente no Facebook

Não adianta postar vídeos no YouTube e colocar o link na plataforma. Vídeos carregados diretamente no Facebook serão priorizados. Desde 2014, a preferência dos usuários por conteúdo visual cresceu drasticamente. O Facebook divulgou que apenas neste ano, o número de vídeos postados por usuário aumentou em 75% no mundo.
Toda vez que você for produzir um vídeo, deve-se ter em mente que seu conteúdo vai aparecer na timeline dos seus seguidores entre o post de um parente e uma foto do melhor amigo. Seu vídeo tem que superar todas as outras tentações da timeline. Desde que o Facebook passou a rodar os vídeos automaticamente, o número de visualizações aumentou bastante. Aqueles poucos segundos que o vídeo começa a tocar sozinho são os poucos segundos que você tem para prender a atenção do usuário, agora você tem mais essa arma na hora de decidir como aumentar o engajamento no Facebook.

9) Se for postar links, use o formato apropriado

Quem dá essa dica é o próprio Facebook. Vai postar o link de um conteúdo do seu blog, utilize o formato de post e não uma foto com um link no texto, como se fosse uma atualização de status convencional. O formato correto será dado como prioridade pelo logaritmo do Facebook e terá maior alcance.

Como Aumentar O Engajamento No Facebook Em 10 Passos - ecommerce por Loft44 - Flow Commerce

10) Responda seus seguidores

Agora que você finalmente descobriu como aumentar o engajamento no Facebook. Aumentaram seus comentários, compartilhamentos, curtidas e você não pode simplesmente ignorar seus seguidores. Cheque seus posts ao longo do dia para poder responder comentários e curtir compartilhamentos o mais rápido possível. Sempre dê um retorno. Dessa forma você pode criar uma conversa e isso mantém seu post no feed de notícias dos seus seguidores por mais tempo.
A maior parte das pessoas que postam comentários são pessoas que se identificam com o conteúdo. Ocasionais trolls (usuários falsos cuja o único propósito é incomodar) podem aparecer, mas eles são minoria.
Temos outro post que irá te ajudar na hora de gerenciar sua página do Facebook, o 3 P´s no marketing para o Facebook.  Nele você vai conhecer uma técnica simples que vai te orientar sobre o que é interessante postar. Segue ai mais uma dica de como aumentar seu engajamento no facebook.
Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato com a gente. Teremos o maior prazer em te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.