Checklist De SEO: 10 Coisas Que Não Podem Faltar - ecommerce por Loft44 - Flow Commerce

Checklist de SEO: 10 coisas que não podem faltar

O SEO (sigla em inglês para Search Engine Optimization) são técnicas e estudos que visam melhorar o posicionamento das páginas de um site nas ferramentas de busca. Para ajudar você a entrar na bendita primeira página do Google e ser uma referência no seu mercado de atuação, aqui vai uma checklist de SEO com 10 itens básicos:

Seu site é responsivo?

Um site não precisa criar diferentes páginas para telas de dispositivos com tamanhos diferentes. Um site com template ou tema responsivo adapta o site automaticamente para se reorganizar e melhor se adequar a qualquer tela, seja de celular, tablet, computador ou televisão smart.
Desde 2014 a ferramenta de busca do Google prioriza sites responsivos. Uma pesquisa da plataforma focada em intenção de pesquisa local e ação de resultado revelou que 50% dos usuários de smartphones visitam os comércios físicos após uma consulta ao Google. Esse número chega a apenas 34% em tablets e computadores. Levando esse resultado expressivo em conta e com a quantidade de tamanhos e resoluções diferentes de telas no mercado, já passou da hora de você ter um site responsivo.

Loft44 - SEO - Inpirados pelo Autismo
Site responsivo da Inspirados pelo Autismo feito pela Loft44

Você possui conteúdo de qualidade?

O Google possui a seguinte missão: “organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis”. Para conseguir cumprir essa promessa com o público, o Google criou um algoritmo poderoso que busca as melhores respostas para as perguntas dos clientes e é por meio das palavras-chaves que tudo isso acontece. O Google procura uma série de características, dentre elas, se a sua página contém informações que vão sanar a dúvida de quem busca. Tem que ter conteúdo, bem estruturado e de qualidade.

Você possui uma rede de links?

O número de links para o domínio do seu site e o número de links para página do conteúdo específico da palavra-chave buscada é o que mais pesa para o SEO. A sua página de conteúdo precisa ter os chamados “posts relacionados”. Dessa forma conteúdos que abordam um mesmo campo de conhecimento podem se complementar e isso melhora o índice de acesso aos seus posts, inclusive os mais antigos.
Os links ligando a página principal às páginas descritivas dos serviços e produtos prestados pela empresa também são importantíssimos. Além disso é essencial se tornar uma autoridade no seu campo de atuação, sendo referenciado em outros sites que linkem para o seu domínio. Trabalhar links é uma verdadeira construção de redes. Demanda tempo para chegar no ponto ideal mas o resultado é positivo (assim como tudo relacionado a endomarketing).

Suas URLs são amigáveis?

Sabe aquela URL que tem mais números que letras? Está na hora de aposentar esse mau hábito. Edite suas URLs. Ali deve estar exatamente o que tem na sua página incluindo as palavras-chaves.

Loft44 - exemplo de URL amigável SEO
Só de olhar a URL, você já deve saber do que se trata o post.

Você usa um sitemap XML?

Os sitemaps XML são uma forma de comunicação direta com as ferramentas de busca. Quando você posta novos conteúdos ou altera algo antigo, rapidamente isso é repassado para o Google e afins, fazendo o conteúdo indexar mais rápido. Isso também ajuda o Google a ver se você é o produtor original de conteúdo que está sendo replicado, por exemplo. O algoritmo Google Panda foca em remover resultados duplicados das páginas resultado das ferramentas de busca. Isso quer dizer que se ele não for avisado rapidamente que o conteúdo original é seu, corre o risco de você não aparecer nos resultados.

Instalou o Webmaster tools?

O Webmaster Tool é um site do Google que levanta dados sobre o seu site na ferramenta de busca. Existe um monte de coisas que você pode fazer com o Webmaster, como diagnosticar, monitorar e otimizar seu site. Por isso se você ainda não usou, acesse agora www.google.com/webmasters/tools e experimente as sugestões de gerenciamento de site.

Está editando o Snippet?

Snippet são as linhas descritivas que acompanham cada resultado de busca no Google. Se você está na primeira página, são essas duas linhas que podem fazer o seu site e não o do seu concorrente ganhar o clique do usuário.

Loft44 - edite o snippet
O Snippet pode ser a diferença entre conquistar ou não o usuário

Suas imagens estão com o Alt Text preenchidos?

Você vai lá, faz tudo que precisa para otimizar o SEO do seu texto de uma forma bem eficiente e esquece de fazer o mesmo com as imagens. É quase morrer na praia. Primeiramente as palavras-chaves que estão bem colocadas no texto também devem estar na imagem. É que o Google é um algoritmo que procura texto e não imagem. Sem um Alt Text (Texto Alternativo) apropriado, sua página perde a chance de ser encontrada pela busca de imagens.

Checklist De SEO: 10 Coisas Que Não Podem Faltar - ecommerce por Loft44 - Flow Commerce

Você preenche o título e a legenda das suas imagens?

Apesar de não ser tão importante quanto o Alt Text, os títulos das imagens também são lidos pelo Google. Agora, as legendas tem um papel especial que você nunca imaginou. O especialista em propaganda, David Ogilvy, fez uma pesquisa que revelou a verdadeira importância das legendas nas imagens: elas são lidas até 300% mais do que o texto. Então não usar esse pequeno espaço para escrever é perder uma oportunidade de engajar uma grande quantidade dos seus visitantes.

Seu site carrega rápido?

Na era do engajamento via mobile, não dá para gastar todos os dados do visitante apenas abrindo a página inicial do seu site. Aliás, pensando sempre em garantir a experiência mais eficiente para o usuário, o Google dá preferência para sites que carregam mais rápido. Uma pesquisa feita pelo Google e pela Microsoft revelou que a satisfação do usuário é afetada se ele esperar mais para carregar um site: um atraso de dois segundos diminui a satisfação em até 4%! O próprio Google oferece uma ferramenta gratuita para medir a velocidade de um site.

Além dessas, existem outras técnicas que influenciam o seu posicionamento no Google e em outras ferramentas de busca. Aqui na Loft44 a gente oferece uma consultoria gratuita de SEO. Entre em contato para saber como está o SEO do seu site e o que você pode fazer para melhorar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *