A informação, o conhecimento e a criação dada pelos pais são elementos básicos para a construção de um cidadão. Cada detalhe nas relações diárias e periódicas é muito importante. Com a internet sendo cada vez mais fundamental na vida das pessoas, as redes sociais seguem pelo mesmo caminho assim como o profissional de marketing. Quem trabalha com marketing se torna cada vez mais essencial para conseguir utilizar todas as possibilidades que os meios de comunicação disponibilizam.
As redes sociais
Derivado do conceito de redes, segundo a doutora em Comunicação e Cultura Regina Maria Marteleto, as redes sociais podem ser descritas como a representação de um conjunto de participantes autônomos, unindo ideias e recursos em torno de valores e interesses compartilhados. Já Raquel Recuero, jornalista, professora e pesquisadora de comunicação, diz que: “rede social é gente, é interação, é troca social. É um grupo de pessoas, compreendido através de uma metáfora de estrutura, a estrutura de rede. Os nós da rede representam cada indivíduo e suas conexões, os laços sociais que compõem os grupos. Esses laços são ampliados, complexificados e modificados a cada nova pessoa que conhecemos e interagimos”.
A formação de redes é uma prática humana antiga, mas ganhou um novo significado atualmente: são redes de informação energizadas pela internet. Para Raquel Recuero as redes são um “conjunto de dois elementos: atores e suas conexões. Uma rede, assim, é uma metáfora para observar os padrões de conexão de um grupo social, a partir das conexões estabelecidas entre diversos atores”. São estruturas que unem pessoas com interesses comuns e dispostas a partilhar conhecimentos ou ideias.
A influência das redes sociais
Se antes o caráter das pessoas era formado pelas pessoas com quem convivia, hoje esse número de conhecidos é bem maior com o poder de alcance da internet. Um exemplo é a forma de fazer política que é diferente da de antigamente. Com o maior acesso à informação proporcionado pela internet, a cidadania também é exercida diferente: de uma forma mais presente e com mais participações. Essa mudança traz consequências: se por um lado o leitor vota mais consciente com as informações que consegue online, por outro o ambiente “sem regras” da internet promove uma guerra de opiniões e acusações (nem sempre verdadeiras) para tentar convencer os indecisos.
Não é só na política que houve mudança com a internet. Outro exemplo é a forma de comprar dos consumidores atuais. Antes era o vendedor que detinha as informações e encaminhava os consumidores pelo processo da compra. Exemplo: Se quisesse comprar um livro sobre culinária, você iria até uma livraria e buscaria mais informações: quais os preços, quais os mais indicados, quais autores são mais premiados e etc. Antes da internet, vendas era o principal canal para receber informações: as empresas divulgavam o serviço ou produto e tentavam criar algum tipo de interesse para que o consumidor quisesse contratá-lo ou comprá-lo.
Atualmente o poder está com o consumidor. Hoje o consumidor vai atrás de informações sobre o que quer comprar sem nem sair de casa. Não faltam fontes sobre o produto ou serviço desejado. As empresas precisam se destacar oferecendo conteúdos de valor além das informações. O conceito de Philip Kotler de marketing define exatamente isso: “marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro. Ele aponta quais os segmentos que a empresa é capaz de servir melhor e que projeta e promove os produtos e serviços adequados”.
O Marketing atual
O marketing eficaz não é mais o que interrompe o consumidor com anúncios, e sim o que atrai com conteúdo relevante e útil. Quem souber produzir conteúdo e arranjar formas de entregá-lo vai atrair mais público e conquistar mais fãs para sua marca. A internet, a evolução tecnológica e as relações das pessoas definem a construção de cada cidadão. A influência das redes sociais na vida de cada um é inegável e cada vez maior. Uma mesma rede pode ser usada de formas diferentes: para diversão, como fonte de informação ou mesmo para trabalho. Independente da forma, as redes sociais são um ótimo ambiente para o trabalho do marketing.
Antigamente, a melhor forma de propaganda era o boca a boca. Hoje, ela ainda é usada e tem sua importância mas possui uma nova forma. Com a criação da internet e das redes sociais, o boca a boca é feito através da internet e atinge muito mais pessoas. Isso pode ser bom ou ruim. O elogio a uma empresa pode conquistar novos clientes ou mesmo incentivar a compra de um cliente indeciso. Já uma reclamação pode causar justamente o efeito contrário. Essa propaganda é bem mais barata e promove a longo prazo uma lealdade do cliente com a marca.