Como começar com Inbound Marketing em 5 passos

Como começar com Inbound Marketing em 5 passos - ecommerce por Loft44 - Flow Commerce

Você leu muito sobre inbound marketing e está hipnotizado com as métricas dessa técnica de marketing digital? É, o Inbound realmente é uma ferramenta poderosa que pode se tornar o maior aliado do seu time de vendas.
Se você está se perguntando como começar com o Inbound Marketing, fique tranquilo. Estamos aqui para te ajudar neste momento.
Para isso listamos 5 passos de como começar com Inbound Marketing e alavancar o seu negócio!

1. Decida como gerenciar

O gerenciamento de uma campanha de Inbound Marketing não é tão simples quanto a criação de um post no blog sobre a sua empresa. Como você pode ter certeza de que todo o conteúdo que vem produzindo e se empenhando tanto tempo para desenvolver está alcançando o seu público-alvo? Você precisa decidir como deseja gerenciar o processo de Inbound Marketing, se deseja preencher a mão ou se pretende gerenciar através de várias planilhas de excel com dados, por exemplo. A melhor forma para gerenciar suas campanhas de Inbound Marketing é usando ferramentas de automação de marketing, como RD Station ou Hubspot, que mapeam todas as informações e automatizam suas ações. Assim você consegue tirar o máximo proveito de sua estratégia de inbound marketing e ainda lhe poupar muito tempo, papel e tinta de caneta.

2. Crie LPs e CTAs

Landing Pages (LPs) e Call-to-Actions (CTAs) são o feijão com arroz de uma campanha de Inbound Marketing. Aparentemente o Inbound Marketing é simples, mas ele envolve uma estratégia de conteúdo que inclui textos voltados para cada estágio do funil de vendas.
Para cada material rico que você oferece é preciso uma LP e CTAs. A LP é onde um visitante é convertido em lead ao preencher um formulário fornecendo informações e seus contatos em troca do material rico oferecido. E as CTAs são aqueles botões ou anúncios que direcionam uma pessoa para uma ação, são as chamadas de ação em uma tradução livre.

3. Elabore uma jornada de compra

A base do Inbound Marketing é o fornecimento de conteúdos e materiais ricos. Mas é a nutrição dos leads que faz com que alguém siga em frente no funil de vendas até se tornar cliente. Essa nutrição nada mais é do que uma sequência de posts e emails para guiar os seus leads na jornada de compra, tirando todas as dúvidas e fazendo com que ele cada vez mais avance no funil de vendas. Além disso, essa nutrição serve como uma ótima estratégia para gerar visitas ao site da sua empresa através das buscas orgânicas.

4. Divulgue seu material

Ter material rico e conteúdo no blog não é o suficiente. Você precisa que seu website tenha um tráfego maior que o que é gerado através de pesquisas orgânicas.
Use e abuse das suas mídias sociais!
Neste momento podem surgir algumas dúvidas: “AdWords ou Facebook? LinkedIn ou Instagram? Qual canal de mídia devo usar?”
Esse cuidado é muito importante. É preciso estudar o seu público-alvo e tomar decisões através dessas análises. Lembre-se, a estratégia de divulgação que será usada é essencial para obter bons resultados. Sem divulgação não tem como as pessoas conhecerem o excelente material rico que você preparou para elas.
Abaixo você pode ver um exemplo de anúncio feito no Facebook para a divulgação de um material rico:

5. Comece agora

Este é o passo mais simples de todos. Todas as estratégias têm um ponto em comum, alguém começou! Comece e vá aperfeiçoando seu Inbound Marketing. As análises dos resultados irão te ajudar a saber o que dá certo, ou não, com seu público. Nem sempre o que serve para o público “A” também vai servir para o público “B”. E lembre-se que quanto antes você começar, mais cedo você verá os resultados.
Mais uma dica: você pode receber nossos materiais sobre inbound marketing por email se inscrevendo em nosso fluxo. Clique aqui e preencha nosso formulário. É bem rapidinho.
Gostou desse material? Deixe seu comentário ou sugestão para a gente.

5 comentários em “Como começar com Inbound Marketing em 5 passos”

    1. Loft44 - Autor

      Olá, Julião! Inbound Marketing é um conceito relativo a todas as técnicas utilizadas para atrair o cliente, fazer com que ele vá em busca da empresa e não o contrário. Marketing de Conteúdo é todo o conteúdo utilizado para educar o cliente. Logo, o Marketing de Conteúdo é parte do Inbound Marketing, que incluí toda uma rede de estratégias como as explicadas neste artigo. Em breve, buscaremos escrever mais artigos para explicar melhor o tema.
      Esperamos ter ajudado! Entre em contato conosco para solucionar outras dúvidas, ou agente uma consultoria para discutir estratégias para sua empresa.

    1. Loft44 - Autor

      Olá, Julião! Inbound Marketing é um conceito relativo a todas as técnicas utilizadas para atrair o cliente, fazer com que ele vá em busca da empresa e não o contrário. Marketing de Conteúdo é todo o conteúdo utilizado para educar o cliente. Logo, o Marketing de Conteúdo é parte do Inbound Marketing, que incluí toda uma rede de estratégias como as explicadas neste artigo. Em breve, buscaremos escrever mais artigos para explicar melhor o tema.
      Esperamos ter ajudado! Entre em contato conosco para solucionar outras dúvidas, ou agente uma consultoria para discutir estratégias para sua empresa.

  1. Olá mais uma vez passando por aqui… resolvi parar para dizer que seu conteúdo esta sendo muito aproveitado… tenho uma empresa de marketing digital em londrina e esse tipo de conteúdo só vem a agregar… forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.