Não adianta negar, a era do Inbound Marketing chegou e ficar apostando em Outbound Marketing é se apegar a processos custosos e cada vez menos eficientes. Aqui vão cinco motivos para te ajudar a sair de cima do muro de uma vez (ou convencer o seu chefe a fazer isso) e passar a usar essa arma poderosa de conversão de leads.
Os clientes pesquisam antes de comprar
Os clientes de empresas B2C (Business to Consumer) mudaram sua forma de consumir: 81% dos consumidores pesquisam sobre o produto ou serviço online antes de fechar a compra. É um pouco louco pensar que na década de 90 o perfil do consumidor era completamente diferente. De uma forma passiva ele aceitava o que a propaganda contava para ele e a pesquisa era um processo mais demorado. Agora a informação está disponível online e as ofertas são muitas.
Ganha o consumidor quem criar a melhor experiência de consumo, desde o momento da pesquisa até a facilidade e credibilidade do sistema de pagamento. Em média, clientes visitam, pelo menos, 3 lojas de e-commerce antes de comprar um produto online. E elas provavelmente vão estar na primeira página dos resultados da busca.
E se você acha que Inbound Marketing é só para consumidor B2C saiba que os clientes de empresas B2B (Business to Business) também estão de olho na internet. Uma pesquisa feita pela Acquity Group mostrou que 94% dos consumidores B2B fazem algum tipo de consulta online, e 77% usam o mecanismo de busca do google.
Google domina o mercado
Independente do país, o Google é a ferramenta de buscas mais utilizada na internet. Estar dentro da primeira página de resultados é essencial e a batalha diária é alcançar os primeiros três colocados. Isso porque 94% dos cliques dos usuários são feitos nos primeiros resultados orgânicos. O primeiro colocado orgânico, inclusive, leva nada menos que 33% dos cliques. Para fechar, 75% dos usuários nem sequer consultam a segunda página dos resultados.
Quer maior vantagem comercial?
O Inbound Marketing foca em SEO
SEO é uma sigla em inglês para Otimização de Ferramenta de Busca. Basicamente, SEO é composto de uma série de técnicas e pesquisas que focam em melhorar o seu posicionamento nos resultados de busca de páginas como o Google e Bing.
O Marketing Inbound trabalha elaborando marketing de conteúdo: materiais didáticos como posts para blogs, white-papers, ebooks, infográficos e podcasts que vão instruir o seu cliente sobre a necessidade dele, sobre como você é uma resposta certeira para a demanda dele e ainda alimenta seu status como autoridade no seu campo de negócios. Esse conteúdo e esse status são essenciais para ficar melhor posicionado na página de resultados.
Inbound marketing dá retorno
Algumas estatísticas falam por si só:
- Empresas com blog ativo, atualizado pelo menos duas vezes por mês, são acessados 70% mais.
- Empresas B2B com um blog ativo geram 65% mais leads quando comparadas com uma empresa que não investem em um.
- Empresas que publicam mais de 12 conteúdos por mês geram o dobro de tráfego.
- Não são todas as empresas que medem o ROI do marketing de conteúdo. Segunda uma pesquisa, apenas 38% o faz. Mas mais da metade das que medem consideram as estratégias de Marketing Inbound bem sucedidas.
- Websites com mais de 50 páginas têm 48% mais tráfego que as com menos de 50.
- Empresas com mais de 10 landing pages aumentaram em 55% os seus leads.
- Empresas com mais de 51 seguidores no Twitter geraram 106% a mais de tráfico nos seus sites.
Outbound marketing está morrendo
E mais rápido do que você imagina. Cada lead conquistado pelo Inbound Marketing custa, em média, 62% mais barato do que por Outbond Marketing. A verdade é que canais e estratégias de Outbond custam mais. E os canais de veiculação das mensagens estão cada vez mais restristos. Para você ter uma ideia, 91% dos consumidores que concordaram em receber algum material de propaganda por e-mail, cancelaram suas inscrições em algum momento. Das pessoas que ainda assistem TV com programação pré-definida, 84% pulam as propagandas. Como você vai se comunicar com os potenciais clientes se eles não estão mais disponíveis?
Esses cinco motivos são só a ponta do iceberg. Existe muito mais acontecendo no Inbound Marketing. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato. Nós teremos o maior prazer em te ajudar. E se quiser saber como está o SEO do seu site, aqui na Loft44 a gente oferece uma consultoria gratuita de SEO.