5 Dicas Para Aumentar Sua Visibilidade No Facebook - ecommerce por Loft44 - Flow Commerce

5 dicas para aumentar sua visibilidade no Facebook

Em 2013, muitos empresários sofreram uma queda significativa no alcance dos seus posts orgânicos e passaram a ter dificuldade para aumentar sua visibilidade no Facebook. A queda foi consequência de uma solução que a plataforma criou para reduzir o “barulho” de informações nas redes sociais e melhorar a experiência do usuário. Os anúncios pagos e posts impulsionados passaram a ser um bote salva-vidas no desespero de não sumir no mapa no crescente número de usuários e páginas da plataforma.
A medida foi necessária pois se o Facebook fosse um país, ele seria mais populoso que a China, com 1,5 bilhões de usuários. O número de usuários ativos em celulares por mês ultrapassou os 1,4 bilhões no início de 2016. No ranking de mídias sociais “mais populosas”, o segundo colocado é o Instagram, que chegou há meio bilhão de usuários há pouco, em junho de 2016.
O Facebook está disparado na frente, com mais de 1/7 da população mundial conectada à rede. A questão é: como aumentar a sua visibilidade no Facebook entre os usuários, em meio a tanta competição e apesar de um software de ranqueamento de posts exigente? Nós levantamos cinco dicas para ajudar você a se destacar.

Para aumentar sua visibilidade no Facebook, aposte em conteúdos de qualidade

Não adianta sobrecarregar os usuários com posts vazios de conteúdo para tentar conseguir uma maior visibilidade. O algoritmo do Facebook, o Edgerank, faz um trabalho muito competente na filtragem de conteúdo irrelevante e raso. Ele foi criado em 2013 e usa mais de 100.000 fatores diferentes para definir quais posts merecem maior alcance e quais merecem menos. Não adianta tentar medir como o Edgerank afeta seus posts. Somente os desenvolvedores do Facebook tem acesso aos milhares de fatores que compõem o algoritmo.
Para tentar entender um pouco como funciona, dá uma olhada na figura abaixo:
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Não use click-baits!

Em 2014, os click-baits entraram na lista negra do Facebook. Click-baits são aqueles links que fazem um “mistério” sobre o que falam. “Veja aqui qual atriz vacilou no tapete vermelho” é um exemplo. Não diz nada. Não fala quem, nem porquê e nem nada sobre o evento do tapete. É uma forma que realmente pode conseguir um grande número de cliques rápido – e antigamente era uma boa estratégia para aumentar sua visibilidade no Facebook. Agora, é considerada extremamente irritante pelos usuários.
O Facebook quer chegar o mais próximo possível de medir a emoção das pessoas quando elas estão online. Como o algoritmo ainda não consegue medir aspectos tão subjetivos, ele parte para alguns fatores matemáticos como o tempo que o usuário passa no destino do link e o engajamento com o post. Se o número de pessoas acessando o link é bem menor que os curtindo, comentando e/ou compartilhando, é bem provável que seja click-bait. Na dúvida, deixe sempre bem claro o que as pessoas vão ver e sempre faça um link para um conteúdo de qualidade.

Use o melhor formato para compartilhar links

Existem três formas de publicar um link no Facebook:

Texto e preview automático do link – Ao colar o link no espaço de status, o Facebook gera automaticamente um preview com título, um pequeno resumo e foto, tudo tirado do destino do link. Você pode editar qual foto quer nesse preview, a que estava no site ou outra. A dica é customizar. A imagem para o preview de link tem um tamanho fixo de 1200 px X 630 px.
O pequeno resumo do link é a meta-description, um sumário customizável do conteúdo da página que deve conter a palavra-chave da página do link. Ele é muito importante para o SEO (otimização em ferramentas de busca) mas também pesa para o Facebook pois informa o usuário.

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A meta-description está destacada em vermelho. Ela é editável na própria plataforma do Facebook. Basta clicar em cima enquanto estiver editando o post.

Link por extenso – Ao colar o link no espaço de status, delete o preview.
Foto e link por extenso – É como se fosse uma atualização do status onde o link faz parte da explicação do que é a foto.
O Facebook testou qual era o modelo com maior alcance e a escolha do público foi o texto e preview automático. Consequentemente, o Edgerank passou a priorizá-lo. É uma boa dica seguir o mesmo caminho, só não esqueça de deletar o link depois de o preview ser gerado.

O Facebook quer mais vídeos. De preferência, ao vivo.

A maior parte dos usuários do Facebook gosta de uma experiência mais visual. Por isso, fotos aumentam sua visibilidade no Facebook. Vídeos são ainda melhor cotados. Só que não adianta indexar vídeos de outras plataformas. O Facebook investiu muito no seu próprio mecanismo de uploads audiovisual e prioriza quem o usa.
É mais um passo de uma política que vem acontecendo há um tempo: o Facebook quer que tudo aconteça no Facebook. Por isso criou o Instant Articles ano passado, que integra artigos de grandes veículos de comunicação diretamente na timeline, de forma que o leitor não precise sair da plataforma.
Agora, o Facebook entrou de cabeça na cultura da experiência e investiu na plataforma para transmitir vídeos ao vivo. Os usuários adoram e o engajamento é muito maior. Vídeos ao vivo recebem 10 vezes mais comentários que os gravados e editados. É uma forma excelente de aumentar sua visibilidade no Facebook, mas infelizmente ainda não está disponível para todos os usuários.

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Os vídeos ao vivo são feitos a partir do espaço de atualização do status. Crédito de imagem: Wired

Poste nos melhores horários

Cada empresa possui um público-alvo. Como cada público-alvo é composto por diferentes pessoas, os horários em que os curtidores de uma página estão online variam. Apenas com uma análise das informações providas pelo próprio Facebook você descobrirá o seu “horário nobre”.
Saber seu “horário nobre” é importante porque raramente um post tem vida útil de mais de duas horas na timeline dos usuários. Estar atento aos melhores horários é muito importante para aumentar a sua visibilidade no Facebook.
Você pode começar usando alguns dados gerais do próprio Facebook aqui no Brasil. Teste e continue a analisar os resultados:

  • 86% dos posts acontecem durante a semana de trabalho.
  • Os dias com maior atenção dos usuários no Facebook são quinta e sexta-feira.
  • De segunda a quarta, a taxa de engajamento é mais baixa.
  •   O índice de felicidade aumenta 10% na sexta-feira (e a dica aqui é postar conteúdos leves e descontraídos para melhorar ainda mais o humor dos usuários).
  • Poste entre 9h e 19h, mas o horário ideal para compartilhamentos é 12h.

Dica plus:

A ferramenta Fanpage Karma pode te dar uma boa noção do melhor horário para publicar e ainda te dá estatísticas para ajudar na sua estratégia digital.
O Facebook é uma plataforma muito importante para a sua estratégia digital e você deve tirar o máximo de proveito dela. Aumentar sua visibilidade no Facebook só traz benefícios para sua empresa.
Mas lembre-se que isso não é motivo para não usar o Google Business, Instagram, Twitter e outras redes sociais. Elas complementam umas as outras. Juntas, são uma ferramenta de divulgação poderosa. Está em dúvida de qual rede social é a melhor para sua empresa investir? Entre em contato com a gente, teremos prazer em te ajudar.

6 comentários em “5 dicas para aumentar sua visibilidade no Facebook”

    1. Marcelo Tavares

      Mariana, obrigado por acompanhar nosso blog. Toda semana sai um conteúdo novo. O último foi sobre uma avaliação que o Google vai lançar em Junho que pode fazer seu site sumir das pesquisas. Veja tudo no post “SSL: Segurança Certificada para seu Site”. Até a próxima!

    1. Marcelo Tavares

      Mariana, obrigado por acompanhar nosso blog. Toda semana sai um conteúdo novo. O último foi sobre uma avaliação que o Google vai lançar em Junho que pode fazer seu site sumir das pesquisas. Veja tudo no post “SSL: Segurança Certificada para seu Site”. Até a próxima!

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