Dados de marketing digital – 4 dados essenciais para otimizar os seus resultados

Dados de marketing digital – 4 dados essenciais para otimizar os seus resultados

Aprenda a usar os dados de marketing digital a favor da sua estratégia e melhore seus resultados!

Quais os principais dados de marketing digital você precisa saber (e exigir da sua agência) sobre a sua empresa para medir o sucesso das suas campanhas e apresentar resultados reais? Descubra a seguir e otimize as suas conversões!

Em primeiro lugar, estes dados não são absolutos e podem variar bastante. O desempenho de uma campanha recém começada com poucos dados não vai ser o mesmo desempenho de uma campanha em andamento há mais de um ano, com mais dados de marketing digital para se analisar. É importante entender que seu objetivo (e da sua agência de marketing digital)  é otimizar a performance das suas campanhas para melhorar sempre estes dados.
Talvez você já tenha ouvido falar sobre a famosa “Taxa de conversão“, que é um dado de marketing com muitas aplicações e que pode ser utilizada em diversos cenários para auxiliar na mensuração do retorno de investimentos, ações e campanhas. Por exemplo, você pode ter uma taxa de conversão de 10% para pessoas que clicarem em um link de um post no Facebook, ou você pode ter uma taxa de conversão de 15% para pessoas que baixarem um e-book. Cada campanha ou objetivo pode ter uma ou mais taxas de conversão. Saiba mais sobre como calcular e utilizar a taxa de conversão aqui.
Entretanto, para atingir os melhores resultados é importante trabalhar com um conjunto de dados de marketing digital, medir o sucesso das suas campanhas e orientar a sua estratégia.
Então vamos lá, quais são os 4 dados essenciais que você deve saber para medir o sucesso das suas campanhas de marketing digital?

1. Custo por Lead (CPL) – O Custo por lead é o custo para sua empresa conseguir, no mínimo, o nome e o e-mail de uma pessoa interessada nos conteúdos ou nas informações oferecidos pela sua empresa sobre seu ramo de atuação. Exemplo: um bom um lead para a Loft44 seria uma pessoa que baixou uma das planilhas ou utilizou uma das ferramentas de planejamento de marketing digital que oferecemos nas landing pages do nosso site. Então, o custo de aquisição deste lead seria a soma do: valor total investido nas campanhas de marketing focadas em divulgar esta planilha; o custo de produção desta planilha; e o custo de gerenciar e analisar as campanhas (que geralmente é calculado como uma proporção dos honorários da pessoa gerenciando a campanha); tudo dividido pelo o número de leads adquiridos. Este cálculo pode ser feito por mês, por trimestre, por semestre, etc. O importante é sempre fazer ajustes nos anúncios ou nas landing pages para otimizar as taxas de conversão (lá vem ela!) e otimizar o Custo por Lead.

Cálculo: Custo por lead = Valor total investido na campanha + custo de produção do conteúdo utilizado + custo do gerenciamento de campanha /número de leads adquiridos.

2. Custo por Lead Qualificado para Vendas (CPLQ) – O Custo por Lead Qualificado para vendas é similar ao Custo por Lead e envolve um cálculo similar, porém, temos que incluir os custos para transformar um lead simples (ou não qualificado) para um lead qualificado para vendas. Então, qual é a diferença entre um lead e um lead qualificado para Vendas (muitas vezes chamado de oportunidade)? É simples, um lead qualificado para vendas (uma oportunidade) é um lead que demonstrou interesse em comprar um produto ou contratar um serviço seu. Então, vale a pena sua equipe de vendas entrar em contato com este lead. O Custo por Lead Qualificado para Vendas inclui a mesma soma de um lead simples mais os custos relacionados à qualificação daquele lead, tais como o custo de produção dos conteúdos de qualificação e o custo de uma ferramenta de qualificação como RD Station ou Hubspot. Este valor é dividido pelo número de leads entregues à sua equipe de vendas para calcular o Custo por Lead Qualificado para Vendas.

Cálculo: Custo por lead qualificado  = Custo por lead simples + custos da produção de conteúdos de qualificação + custos de ferramentas de qualificação (RD Station ou Hubspot) /número de leads entregues à equipe de vendas.

3. Custo por Aquisição (CPA) – O Custo por Aquisição é, para muitas empresas, a métrica chave de marketing digital. Com o CPA a empresa consegue calcular quanto ela precisa investir em marketing digital para trazer o número suficiente de novos clientes para manter um crescimento sustentável. Similar ao Custo por Lead Qualificado para Vendas, o CPA inclui os custos de captar os novos leads, o custo de qualificar os leads, além dos custos da equipe de vendas necessários para converter estes leads qualificados em vendas. Então você deve incluir na soma dos custos os salários dos vendedores e quaisquer outros custos relacionados à  venda, tais como viagens e refeições. Agora você divide este número pelo número de vendas feitos dentro do período em análise e você tem o Custo por Aquisição de um novo cliente.

Cálculo: Custo por aquisição  = Custo de captação de leads + custos de qualificação de leads + custos relacionados à equipe de vendas /número de vendas realizadas no período em análise.
Agora que você já aprendeu 3 dados de marketing digital essenciais…
Métrica bônus:

4. Customer Lifetime Value (CLV) – O Customer Lifetime Value é o valor que cada novo cliente trará para sua empresa do momento da primeira venda (ou assinatura do contrato) até o momento que o cliente parar de comprar seus produtos ou encerrar o contrato com você. O CLV é uma métrica utilizada para identificar os melhores tipos de clientes, ou seja, aqueles clientes que valem a pena investir o tempo e energia da sua equipe de vendas. Junto com o CPA dos novos clientes, o CLV pode ser utilizado para planejar seu investimento em marketing digital e calcular até quanto pode ser investido para adquirir um cliente para que sua empresa possa garantir seu crescimento.

Assista o vídeo e aprenda com o Gringo:

Nos próximos meses vamos abordar muitos outros dados de marketing digital úteis para medir e otimizar a performance das suas campanhas. Então, inscreva-se em nosso canal no Youtube e siga a Loft44 no Facebook, Instagram e fique por dentro das novidades que vêm por aqui.

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