Como ganhar a confiança de clientes online

Está se tornando cada vez mais difícil levar as pessoas a confiarem em sites o suficiente para fazer compras. Aqui está o que é preciso para maximizar o número de visitantes e ganhar a confiança de clientes online.
Estabelecer a confiança em um contexto online é bastante crítico e difícil. Quando os clientes fazem compras em uma loja física, eles têm vários indicadores de quão confiável é o negócio. Pistas individuais podem incluir sinalização profissional, uma loja limpa, produtos em estoque, e outros clientes navegando e fazendo compras.
Comprar e encomendar através de um site é uma experiência muito diferente. Os clientes se sentem menos confortáveis em fazer compras online. Mas esse desconforto só permanece até você ganhar rapidamente a confiança deles e coibir qualquer ceticismo. Aqui estão 11 técnicas para ganhar a confiança on-line de seus clientes e a partir de ferramentas de busca maximizar as taxas de conversão.
Antes de olharmos mais de perto os passos individuais que você pode tomar para garantir a seus clientes potenciais que a sua empresa é confiável, é importante ser claro sobre assuntos do tipo “Por que confiar?”. O conceito mais comum em jogo aqui é simples: as pessoas fazem negócios com aqueles que eles gostam, conhecem e confiam. As marcas são um proxy popular para a confiança: Se o consumidor acredita que uma determinada marca produz produtos de qualidade ou serviços, qualquer coisa com seu selo de aprovação é susceptível de passar no teste de confiança básica.
Se você está trabalhando para construir a confiança on-line, é importante que você forneça o máximo de apoio possível para essa noção. Com o tempo, as interações de atendimento ao cliente e vendas positivas de alta qualidade agem como prova que seu negócio é respeitável. Mas aqui vão algumas dicas do que as empresas on-line podem fazer para ajudar a construir a confiança com clientes potenciais, para impulsionar as vendas, e com ferramentas de busca, para classificar bem palavras-chave importantes.

1. Webdesign profissional:
Não importa quão convincente o seu conteúdo é: se o projeto do seu website remete a década de 1990, os clientes vão estar preocupado com seu negócio, e com razão. Se o design do site é feio e pouco profissional, é provável que você perca uma grande porcentagem de usuários e experimente uma alta taxa de rejeição. Mas se o seu site parece profissional, com gráficos de alta definição e navegação amigável, os visitantes vão ficar para explorar o site ainda mais.
Enquanto as primeiras impressões são importantes em qualquer tipo de negócio, eles são ainda mais importantes para as lojas online. É por isso que é crucial criar um design atraente e esteticamente agradável. Se você não se sente confortável trabalhando com design, é melhor contratar um web designer profissional. Deixe-me acrescentar uma nota importante: eu não quero dizer que o design do site tem que ser caro. Muitos sites podem ser projetados de forma barata usando templates WordPress, com o resultado final sendo simples, mas profissional. A chave aqui é responder à pergunta: Se um cliente em potencial olhar para este site,  ele vai confiar em você o suficiente para dar-lhe o seu dinheiro ou cartão de crédito?

2. Elementos de humanização
Uma vez que os clientes potenciais têm um certo nível de interesse em seus produtos ou serviços, muitos vão querer saber mais sobre o seu negócio e cultura da empresa. Essencialmente, eles querem saber com quem eles estão fazendo negócios. Uma das maneiras mais eficazes para responder a essa questão, é através da criação de uma convidativa página “sobre nós”. Essas páginas incluem uma breve história da sua empresa, quais os tipos de produtos ou serviços que você oferece, e que sua filosofia é única.
É inteligente incluir todos os prêmios que recebeu, grandes realizações, e organizações de que você faz parte. Adicionar algumas imagens dos membros da equipe juntamente com breves biografias pode desenvolver ainda mais a confiança, humanizando sua marca. O tom é também importante. Você precisa considerar o contexto da indústria, mas vamos rever a nossa observação anterior: As pessoas fazem negócios com aqueles que gostam, conhecem e confiam. É muito mais fácil de gostar, conhecer e confiar em uma pessoa por trás de alguma marca.

3. Contatos
Devido ao número de golpistas e esquemas de negócios, você precisa provar que você tem um negócio legítimo. Isso pode ser feito facilmente através da inclusão de uma página de “Contato”, com um número de telefone, e-mail e endereços de correspondência e outras informações.
Muitas empresas online oferecem apenas um endereço de e-mail genérico. Indo mais além, incluindo endereços de e-mail dos funcionários, do Twitter, os nomes de conta de usuário, ou LinkedIn URLs em seu perfil, ajuda a estabelecer credibilidade extra. Ele também simplifica o processo de criação de redes e auxilia na aquisição de novos relacionamentos com os clientes e de negócios.

4. Política de Privacidade
Em um tempo onde o roubo de identidade e o vazamento de informações confidenciais tornaram-se muito comuns, é inteligente ter uma política de privacidade para provar que os dados privados dos clientes permanecerão seguros quando fizerem negócios com você. Isto pode ser feito através da criação de uma política de privacidade e inseri-la ao lado do Quem Somos e Contato por baixo do cabeçalho do seu site ou na barra lateral. As políticas de privacidade fornecem uma breve declaração dizendo que você não vai compartilhar qualquer informação privada, como nome do cliente, endereço, registros financeiros, informações de crédito, etc
Apenas certifique-se de que você mantém a sua palavra e nunca divulgue qualquer informação que você não deve. Também é interessante notar que o Google verifica se os sites têm políticas de privacidade como parte de suas avaliações manuais de qualidade, por isso deve ser um passo mínimo para qualquer um que faz negócios ou publicação online.

5. Corrigir links quebrados
Um erro comum que pode fazer você perder clientes, são os links quebrados, que transmitem uma sensação de falta de profissionalismo e falta de atenção aos detalhes. Eles também podem levar as pessoas a se perguntar se você está mesmo ainda no negócio. Assim, muitos candidatos a clientes acabam fazendo negócio em outro lugar. É por isso que vale a pena examinar rotineiramente seu site para garantir que todos os links estão funcionando como deveriam e corrigir qualquer link que esteja quebrado. Existem plugins e outros programas que podem verificar estas questões em uma base semanal, corrigir o problema ou enviar um relatório.

6. Selo de certificação
Conseguir um selo de certificação da Trust Guard ou o Better Business Bureau é uma outra maneira de aumentar rapidamente a sua credibilidade. Ambas as empresas têm a mesma finalidade, mas ligeiramente diferentes características. Embora eles exijam um investimento financeiro e algumas orientações para a aprovação, o aumento de conversões muitas vezes cobrem o custo desses esforços e despesas.
Depois de instalar um ícone de uma dessas empresas, os clientes terão razão extra para crer que o seu negócio é legítimo e respeitável.

7. Estatística de suas mídias sociais
Se a sua empresa não está ativo em todas as redes de mídia social ou tem um pequeno número de seguidores, essa tática não será aplicada. No entanto, se você tem um significativo número de seguidores, mostrando suas estatísticas de mídia social em seu site, pode ser extremamente útil. Por exemplo, você pode inserir uma caixa mostrando que você tem 8000 fãs no Facebook ou uma contagem seguidor Twitter exibindo mais de 10.000 seguidores.
Estes normalmente devem ser colocados no topo de um site sob o cabeçalho ou no topo da barra lateral direita, para que os visitantes possam vê-los imediatamente após acessarem seu site. Uma vez que muitas pessoas avaliam a credibilidade de uma empresa com base em sua popularidade em redes sociais, isso pode ser uma vantagem enorme para a construção de confiança. Certifique-se de incluir links fáceis para suas principais contas de mídia social, e botões que facilitam para os visitantes compartilhar o seu conteúdo. Esta é também uma outra maneira de ajudar a construir a credibilidade e força nas redes sociais.

8. Depoimentos
Às vezes, tudo que um cliente em potencial precisa para superar as preocupações de confiança é um pouco de tranqüilidade de clientes anteriores. Depoimentos de clientes satisfeitos podem percorrer um longo caminho para eliminar qualquer ceticismo de última hora. Para que isso funcione, você precisará adquirir três ou mais depoimentos de clientes reais. Inclua uma imagem de cada pessoa, juntamente com algumas informações básicas, como nome e localização para ajudar a aumentar a sua credibilidade.
Depoimentos são comumente posicionados em todo o conteúdo de vendas de uma página, na barra lateral, ou em uma página exclusiva dedicada a eles. Por ser uma prova tangível do valor de seus produtos ou serviços e como eles melhoraram a vida dos clientes anteriores, você deve ver as taxas de conversão aumentarem.

9. Garantia do dinheiro de volta
Apenas no caso de um cliente não gostar do produto ou serviço que receberam, é uma boa idéia oferecer-lhes o seu dinheiro de volta. Isto é especialmente verdadeiro quando os clientes estão fazendo compras consideráveis??. Saber que não há nenhum risco envolvido é um grande influenciador que incentiva as pessoas a ir em frente e fazer uma compra. Normalmente, uma política de reembolso de 30 dias é suficiente.

10. Pagamento seguro
Quando um cliente está pronto para fazer uma compra, há um detalhe final que pode influenciar a sua decisão de seguir com ela: a segurança percebida da transação. A garantia de que o fornecedor de pagamento de terceiros que você escolhe é confiável e se mantém atualizado sobre a tecnologia de segurança mais recente é extremamente importante. PayPal e Stripe são marcas que a maioria dos clientes vão se sentir confortável, pois são conhecidas.
Usar criptografia SSL para impedir que pessoas não autorizadas acessem informações financeiras, adicionando um ícone ou texto breve na área de check-out informando que todas as transações são seguras pode ser útil também.

11. Blog atualizado com freqüência (com grande conteúdo)
Um blog que é atualizado com freqüência é um sinal de que seu site é bem gerido e cuidado; é uma indicação de como um comprador ou cliente em potencial vai ser tratado por sua empresa. Mas há mais do que apenas atualizações frequentes. Seu conteúdo deve ser autoritário, confiável, e escrito por um especialista em seu campo.
Não só aumentará suas taxas de conversão, mas também lhe renderá rankings maiores nas ferramentas de busca no Google.

Falando em motores de pesquisa e rankings…
Google utiliza avaliadores humanos para avaliar a qualidade, autoridade e credibilidade dos sites que aparecem nos resultados de busca. A fim de aparecer no alto escalão dos resultados de busca, seu site precisa passar estas avaliações de qualidade. Mas o que o Google procura?
Felizmente, as diretrizes dos avaliadores de qualidade do Google recentemente vazaram, a história completa será publicado aqui em nosso blog nos próximos dias. Siga a Loft44 no Facebook, no Twitter, no Pinterest ou no Google+ para receber as últimas notícias do mundo do marketing digital.

1 comentário em “Como ganhar a confiança de clientes online”

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