10 principais benefícios do marketing de mídia social

Para alguns empresários, marketing de mídia social é uma moda temporária mas que deve ser aproveitada enquanto ela ainda está no centro das atenções. Por terem surgido rapidamente, alguns consideram as mídias sociais como algo passageiro, e portanto, inútil.
Porém as estatísticas mostram um quadro diferente. Segundo Hubspot, 92% dos profissionais de marketing em 2014 afirmaram que o marketing de mídia social foi importante para o seu negócio, com 80% indicando que seus esforços trouxeram um aumento do tráfego nos seus sites. E de acordo com Social Media Examiner, 97% dos comerciantes estão atualmente participando de mídia social, porém 85% dos participantes não têm certeza de quais ferramentas de mídia social são melhores para usar.
Isso demonstra um enorme potencial que o marketing de mídia social tem de aumentar as conversões, mas há falta de entendimento sobre a forma de alcançar esses resultados. Aqui estão alguns aspectos de como o marketing de mídia social pode melhorar o seu negócio:

1. O aumento do reconhecimento da marca

Cada oportunidade que você tem de distribuir seu conteúdo e aumentar a sua visibilidade é valiosa. Suas redes sociais são os canais de voz da sua marca e do seu conteúdo. Isso é importante porque você consegue exibir sua empresa para novos clientes em potencial, enquanto, paralelamente, você torna seu produto mais familiar e reconhecível para os clientes existentes.

2. Maior fidelidade à marca

De acordo com um relatório publicado pela Texas Tech University, marcas que se envolvem em canais de mídia social desfrutam de maior fidelidade de seus clientes. O relatório conclui: “As empresas devem aproveitar as ferramentas de mídia social quando se trata de conectar-se com seu público”. Outro estudo publicado pela Convince & Convert descobriu que 53% dos norte-americanos que seguem marcas na vida social são mais leais à elas.

3. Mais oportunidades para converter

Cada post que você faz em uma plataforma de mídia social é uma oportunidade para levar os clientes a conversão. Quando você constrói uma campanha, você vai ter, simultaneamente, o acesso a novos clientes, clientes recentes e antigos clientes, e você será capaz de interagir com todos eles. Cada post no blog, imagem, vídeo ou comentário que você compartilha é uma chance de alguém interagir com a sua empresa, e cada interação pode levar a uma visita ao local e, eventualmente, uma conversão. Nem toda interação com os resultados da marca resultam em uma conversão, mas a cada interação positiva, aumenta a probabilidade de uma eventual conversão. Mesmo se suas taxas de cliques são baixos, você deve tratar seus seguidores como oportunidade.  

  1. Maiores taxas de conversão

marketing de mídia social - Facebook - likes
O resultado do marketing de mídia sociais interferem nas taxas de conversão de algumas maneiras distintas. Talvez o mais significativo seja a humanização: o fato é que as marcas tornam-se mais humanizadas interagindo em canais de mídia social. A mídia social é um lugar onde as marcas podem agir como as pessoas fazem, e isso é importante porque as pessoas gostam de fazer negócios com outras pessoas e não com empresas.
Além disso, estudos têm mostrado que um maior número de seguidores de mídia social tende a melhorar a confiança e credibilidade em sua marca, o que representa a prova social. O seu público nas mídias sociais pode melhorar as taxas de conversão do seu tráfego.

5. Superioridade da marca.

Interagir com seus clientes regularmente é uma demonstração de boa fé para os outros clientes. Quando as pessoas vão elogiar ou se gabar de um produto ou serviço, elas fazem através das mídias sociais. E quando elas postam a sua marca, os novos membros da audiência vão querer seguí-lo para receber atualizações. Quanto mais as pessoas estão falando sobre você na mídia social, mais valiosa e autoritária a sua marca vai parecer aos novos usuários. Sem mencionar que você pode interagir com os principais influenciadores no Twitter ou outras redes sociais. Se você fizer isso sua autoridade visível vai disparar.

6. Aumento tráfego de entrada

Sem mídias sociais, seu tráfego de entrada é limitado as pessoas que já estão familiarizadas com a sua marca e indivíduos à procura de palavras-chave que o classificam atualmente. Cada novo fã de mídia social que você conquistar é um novo caminho que leva de volta para o seu site e cada pedaço de conteúdo publicado nesses perfis é mais uma oportunidade para um novo visitante.

7. Os custos marketing diminuem

Segundo Hubspot, 84% dos comerciantes relatam que menos de seis horas de esforço por semana foram suficientes para gerar aumento de tráfego. Seis horas não é um investimento significativo para um canal tão grande como mídia social. Se você pode dar apenas uma hora por dia para desenvolver sua estratégia de conteúdo e distribuição, você já pode começar a ver os resultados de seus esforços. Mesmo a publicidade paga através do Facebook e Twitter é relativamente barata (dependendo de seus objetivos, é claro).

8. Melhores resultados nas ferramentas de busca

SEO é a melhor maneira de capturar o tráfego relevante das ferramentas de busca, mas os requisitos para o sucesso estão sempre mudando. Não é mais suficiente atualizar regularmente o seu blog, garantir título e tags otimizadas e meta descrições e distribuir links apontando para seu site. O Google e outros motores de busca podem calcular seus rankings de acordo com a presença nas mídias sociais como um fator significativo, devido ao fato de que marcas fortes, quase sempre usam a mídia social. Assim, ser ativo em mídias sociais pode funcionar como um “sinal de marca” para as ferramentas de busca considerem sua marca é legítima e confiável.

9. Enriquecer a relação com clientes

Mídias sociais, em sua essência, são um canal de comunicação como e-mail ou telefonemas. Cada interação com o cliente na mídia social é uma oportunidade de demonstrar publicamente o seu nível de serviço e enriquecer o relacionamento com seus clientes. Por exemplo, se um cliente reclama sobre o seu produto no Twitter, você pode se dirigir imediatamente o comentário, pedir desculpas publicamente, e tomar medidas para fazer corrigir o erro. Se um cliente elogia, você pode agradecer e recomendar produtos adicionais. É uma experiência pessoal, que permite que os clientes saibam que você se preocupa com eles.

10. Maior conhecimento sobre os interesses dos clientes

Mídias sociais também lhe dão a oportunidade de obter informações valiosas sobre em que seus clientes estão interessados ?e como eles se comportam. Por exemplo, você pode monitorar os comentários do usuário para ver o que as pessoas pensam de sua empresa diretamente. Você pode ver que tipos de conteúdo geram mais interesse e, em seguida, produzir mais esse tipo de conteúdo. Você pode medir as conversões com base em diferentes promoções postadas em vários canais de mídia social e, eventualmente, encontrar uma combinação perfeita para gerar receita.
Estes são os benefícios da manutenção de uma campanha de mídia social a longo prazo, mas se você ainda está apreensivo sobre como começar, considere os seguintes pontos:

A concorrência já está envolvida

Seus concorrentes já estão envolvidos em mídia social, o que significa que o seu potencial de tráfego de mídia social e conversões estão sendo caçados. Não deixe que seus concorrentes colham todos os benefícios, enquanto você fica de braços cruzados.

Quanto mais cedo você começar, mais cedo você colherá os benefícios

Mídia social é a construção de relacionamento e tende a crescer exponencialmente à medida que os seus seguidores contam à seus amigos, e os amigos deles compartilhem com mais amigos, e assim por diante. Quanto mais cedo você começar, mais cedo você vai ser capaz de conquistar esse público.

As potenciais perdas são insignificantes

Você não tem nada a perder por se envolver em mídia social. A quantidade de tempo e dinheiro que é necessário para criar seus perfis e começar a postar normalmente é mínima, em comparação com outros canais de marketing.
Quanto mais tempo você esperar, mais você tem a perder. Marketing de mídia social, quando bem feito, pode levar a mais clientes, mais tráfego e mais conversões, ele veio pra ficar, é melhor você desfrutar dos benefícios dessas ferramentas ou então estará perdendo muitas oportunidades.
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