10 exemplos de páginas que deram certo no Facebook

Que o Facebook é uma plataforma maravilhosa de divulgação de marca todos já sabem. Conhecer algumas páginas que deram certo dentro dessa plataforma é uma forma muito boa de definir suas ações e buscar referencias para o gerenciamento de sua página. Nada melhor que se espelhar nos grandes para se tornar grande.
Segundo dados do próprio Facebook, 45% da população brasileira acessa mensalmente a rede social. Este número significa muitas oportunidades e muita visibilidade para seu produto.
A forma como você gerencia sua página pode determinar se suas publicações trarão retorno ou simplesmente serão um tempo perdido. Saber como escolher o conteúdo, imagens, estratégia e linguagem nos posts garante que as pessoas interajam com sua página e seu perfil te gere vendas.
Bom, fazer tudo certo você não significa apenas não fazer nada errado. É mais além: o que você faz certo, tem que ser muito bem feito.
Nada melhor que conhecer empresas que acertam nas suas estratégias para saber o que fazer nesse momento. Veja 10 páginas que deram certo e as 10 dicas de sucesso de cada uma delas:

1) Qatar Airways

A Qatar Airways publica muitas fotos sobre futebol e o time que patrocina. Esse assunto é de grande interesse dos seguidores da página. Os fãs são muito receptivos as perguntas e mensagens da página.

páginas que deram certo no facebook
Qatar também muda sua foto da capa muitas vezes. O que é uma ótima maneira de promover algo novo com frequência.
páginas que deram certo no facebook
Dica: postar textos que interessam o seu público e mudar a foto da capa muitas vezes

 2) Dove

Uma postagem com um vídeo inspirador fez a página da DOVE se destacar. Foram quase 500 mil visualizações, milhares de likes, comentários e compartilhamentos.
O mais interessante: o vídeo não é um comercial e sim uma história real.
páginas que deram certo no facebook
O emocional é muito trabalhado pela Dove que também incentiva a marcação de amigos em suas publicações.
Uma estratégia de campanha foi pedir para os fãs contarem a história de alguém que significa algo para eles e marcarem a pessoa.
Falando em marcar, esse tipo de ação pode ser usada também em concursos na linha de tempo da sua página. Vamos falar mais sobre isso no exemplo número #9.
páginas que deram certo no facebook
Dica: Publicar um vídeo que irá ajudar seus fãs ou inspirá-los.

3) Oreo

Fabricar um delicioso biscoito ajuda muito a Oreo na hora de dominar o Facebook. Belas imagens combinadas com receitas diferenciadas e um uso criativo de hashtags também ajudam a página a ser um sucesso no Facebook.

páginas que deram certo no facebook
A hashtag #OOTD – Outfit Of The Day – que significa “fato do dia” também é amplamente utilizada por eles. Observe na ilustração abaixo que a Oreo participa de forma divertida dessa brincadeira.

páginas que deram certo no facebook - Oreo
Dica: Seja divertido e ousado. Independente da sua área de atuação, uma pitada de bom humor sempre cai bem.Adicionar uma imagem ou montagem que compartilha uma dica e conta uma história também irão te ajudar.

4) Humans of new York

A página Humans of New York é um pouco diferente das demais por ter começado com um fotógrafo contando histórias. O que já é inusitado.
A página se desenvolveu a partir de um livro e um movimento para conectar as pessoas em um nível mais profundo. A intenção era aproximar os indivíduos que vivem na cidade.

páginas que deram certo no facebook
Todos os dias eles compartilham vários textos que contam histórias das pessoas, juntamente com a sua imagem.
páginas que deram certo no facebook
Dica: Conte histórias. As pessoas querem conhecer intimamente sua marca e vão adorar ver isso em um post no Facebook.

5) Agilent Technologies

Agilent é uma empresa B2B que usa sua página no Facebook para informar onde suas ideias estão sendo usadas. Além de imagens bem pensadas, eles também inserem a marca da empresa em todas as publicações.
páginas que deram certo no facebook
Agilent também conecta as pessoas com a marca através da partilha de informações pessoais. Por exemplo, eles fazem uma postagem do funcionário mais antigo da empresa. Eles publicam uma foto atual do funcionário junto com uma foto de quando ele entrou na empresa. Além da foto na postagem eles também colocam um link para quem quiser conhecer a história da pessoa dentro da empresa.
páginas que deram certo no facebook
Dica: Use imagens criativas, trabalhe o branding de sua empresa em todas as publicações e conte histórias.

6) Girls Who Code

Esta página não tem fins lucrativos e usa seu espaço no Facebook  principalmente para atualizar seus fãs sobre suas ações.
páginas que deram certo no facebook
Girls Who Code também entretém seus fãs com jogos.
páginas que deram certo no facebook
Dica: faça jogos divertidos e relacionados ao seu nicho para que as pessoas possam interagir a partir de um post no Facebook. Por exemplo, fazê-los encontrar algo em uma imagem, resolver um quebra-cabeça ou jogar um jogo de palavras.

7) Stella & Dot

Stella & Dot é uma empresa que vende jóias e usa o Facebook para promover seus produtos e compartilhar informações. Eles também buscam expor seus produtos em outros canais, como o Instagram e assim criam uma estrutura digical mais abrangente. Ter múltiplos canais de divulgação melhora suas chances de ser visto. É uma ótima estratégia, você pode trabalhar para captar fãs em uma rede social e fazê-los migrar para as outras.
páginas que deram certo no facebook
A empresa também fornece imagens compartilháveis para inspirar seu público. Citações são uma grande fonte de inspiração.

páginas que deram certo no facebook
Dica: Cross-post para outras redes sociais. Fazer seus fãs se conectarem com você independentemente da plataforma que eles utilizam.

8) Neil Gaiman

Ele é britânico, vive nos estados Unidos e é autor de romances e quadrinhos. Gaiman é sua própria marca, seu trabalho e seu produto. Ele é ótimo ao expressar personalidade para o seu público. Inclusivo. O humor é uma de suas armas.
páginas que deram certo no facebook
Dica: ser autêntico e divertido no Facebook. As pessoas gostam de personalidade.

9) Illegal Pete’s

Este restaurante tem uma pequena base de fãs, mas tem um ótimo engajamento ao fazer concursos.
páginas que deram certo no facebook
O uso de aplicativos, especialmente o Postmates, ajuda na conexão com os fãs.

páginas que deram certo no facebook
Dica: criar um concurso com cronograma envolvente e premiar os vencedores.

10) Starbucks

Com mais de 37 milhões de fãs, a página Starbucks faz parte do top 10 do Facebook. Uma das coisas que eles fazem muito bem é dar dicas para as pessoas de como usar seus produtos de diferente formas.
páginas que deram certo no facebook
Starbucks mostra imagens de férias com temas que são diferentes e divertidos.

páginas que deram certo no facebook
Dica: Oferecer novas possibilidades de uso dos seus produtos. Criar e publicar imagens incomuns para chamar a atenção das pessoas também vão te ajudar.
Atualmente está mais difícil conseguir o engajamento orgânico em suas páginas do Facebook. Mas isso não significa que é impossível. Use como exemplo as dicas dessas páginas que deram certo no Facebook e mesmo que seja necessário investir em impulsionamento, essas dicas vão fazer seus impulsionamentos atingirem melhores resultados.
Não se esqueça que suas páginas não servem apenas para expor seus produtos. Elas são uma ótima maneira de se conectar com o seu público e conseguir informações importantes para sua empresa..
 
Conte para a gente como está sua página. Ela está te dando o resultado que você espera? Iremos adorar ouvir sua história.
Compartilhe suas ideias, sugestões e opiniões sobre o post nos comentários abaixo.
Até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.